Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Política

Genoino faz avaliação que será usada para STF definir regime de prisão

13.04.2014
05:12
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O ex-deputado José Genoino (PT-SP), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, passou por avaliação médica neste sábado (12) no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).

O resultado da avaliação será usado para que o Supremo decida se ele deverá permanecer em regime de prisão domiciliar ou se volta para a prisão.

A expectativa é de que o resultado seja enviado ao Supremo nesta segunda (14). Depois disso, o presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, deverá encaminhar o laudo médico para que a Procuradoria Geral da República opine. Só então será tomada uma decisão.

Ex-presidente do PT, Genoino foi preso em novembro do ano passado, e passou a cumprir pena provisória em casa depois de passar mal na prisão, no Complexo da Papuda. Ele sofre de problemas cardiológicos e cumpre pena de 4 anos e 8 meses por corrupção ativa.

A avaliação deste sábado foi feita por uma junta médica da Universidade de Brasília (UnB), instituída por ordem de Barbosa. Genoino permaneceu no hospital cerca de uma hora e meia, mas não há detalhes sobre quanto tempo durou a avaliação.

O STF analisa pedido do ex-parlamentar para cumprir definitivamente a pena em casa. No pedido, a defesa de Genoino alegou ao Supremo que ele correrá "risco de morte" caso retorne à prisão. O documento encaminhado à Justiça também aponta síndrome depressiva enfrentada pelo petista.

Esse é o segundo laudo médico feito pela junta da UnB. Em novembro de 2013, também por determinação de Barbosa, os especialistas afirmaram que a cardiopatia de Genoino "não se caracteriza como grave" e que não havia necessidade de tratamento domiciliar permanente.

No entanto, parecer da Procuradoria Geral da República apontou "graves problemas" e  delicada condição de saúde". O PGR sugeriu a prisão domiciliar provisória e realização de novos exames em 90 dias. Por conta disso, Barbosa determinou a nova avaliação.

Com base no parecer da PGR, Barbosa havia determinado que ele passe por nova avaliação.
 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO