Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Política

Obras em aeroportos vão atender a Copa e a nova classe média, diz Dilma

17.04.2014
02:52
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Dilma posa para foto com trabalhadores durante cerimônia de inauguração do Pier Sul do aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (16) que a expansão dos aeroportos brasileiros não visa a atender somente a demanda extra gerada pela Copa do Mundo, mas também garantir serviço de qualidade à nova classe média. A chefe do Executivo participou da cerimônia de inauguração de nova sala de embarque no aeroporto internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília.

"Quarenta e dois milhões de brasileiros ascenderam à classe média, o que implicou no aumento expressivo de sua renda, em novas demandas, em novas necessidades. [...] Nosso país, ao se preparar para o grande evento que é a Copa, não está se preparando exclusivamente para a Copa, mas para atender milhões de consumidores que continuarão demandando a aviação civil pelos próximos anos", destacou.

A presidente da República ressaltou que o Brasil "vai continuar crescendo, distribuindo renda e trazendo para ser consumidor da aviação civil toda a população do nosso país."

Dilma inaugurou nova sala de embarque para voos domésticos no Aeroporto Juscelino Kubitscheck, em Brasília. O espaço, chamado de Píer Sul, tem 20 mil metros quadrados e dez novos portões de embarque com acesso a aeronaves. A expectativa é ampliar em 30% a capacidade anual de passageiros em Brasília - dos atuais 16 milhões por ano para 21 milhões por ano.

Ela citou uma frase dita no início do evento pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, que disse que um passageiro de fora afirmou, ao ver a nova sala de embarque do aeroporto, que nem parecia o Brasil.

"Parece, sim, que aqui é o Brasil. Eu entendo o passageiro, a surpresa do passageiro, mas quero dizer que parece, sim, o Brasil. Quando elevamos a renda de 42 milhões de brasileiros, tiramos 36 milhões da pobreza, assumimos um compromisso com eles."

Aeroportos regionais

A presidente destacou também que a política de concessão de aeroportos para a iniciativa privada permitiu a modernização dos serviços e lembrou que o dinheiro arrecadado pelo governo será destinado para a construção de 270 aeroportos regionais.

"[Os aeroportos regionais] serão essenciais nesse país para que tenhamos de fato logística aeroportuária. Vai beneficiar nossa população do interior desse Brasil. Lembrando o potencial das cidades médias, que são as regiões que mais crescem", disse.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, discursou antes e citou que a inauguração do novo espaço no aeroporto de Brasília é "o primeiro passo" para melhorar a qualidade do serviço prestado no Brasil.

"O objetivo era elevar a infraestrutura aeroportuária não só no aspecto físico, mas no aspecto humano. Fazer com que a melhoria signifique um salto de qualidade no serviço prestado ao passageiro. Estamos dando aqui o primeiro passo em uma trajetória que veremos ao longo do ano", disse o ministro.

Ao final do evento, ao ser perguntado sobre o andamento das obras dos aeroportos no Brasil, Moreira Franco destacou que o Brasil "está preparado" para a Copa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO