Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Política

Taques elogia decisão de ministra pela criação de CPI exclusiva

24.04.2014
15:21
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O senador Pedro Taques avaliou como positiva a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, que decidiu na noite desta quarta-feira (23.04) pela criação de uma CPI exclusiva para investigar denúncias de irregularidades na Petrobras. O mato-grossense foi um dos parlamentares que protocolou no STF mandado de segurança pedindo exclusividade na apuração dos fatos pela comissão.

“A decisão demonstra respeito ao dever constitucional de investigar que cabe ao Congresso Nacional e, sobretudo, respeito às minorias. Queremos, sim, o direito de uma comissão específica para investigar denúncias sobre a estatal, que incluem a compra de uma refinaria no Texas, suspeita de superfaturamento, e pagamento de propina a funcionários. Uma comissão ampla teria como objetivo tirar o foco das supostas irregularidades na Petrobras”, afirmou Pedro Taques.

Rosa Weber acolheu o mandado de segurança impetrado em 8 de abril pela ala independente e oposição, mas a liminar valerá até que o plenário do Supremo decida sobre o tema. 

Senadores da base governista tentam emplacar uma CPI ampliada, que investigaria também denúncias relacionadas ao metrô de São Paulo e ao Porto de Suape, em Pernambuco.

Os senadores independentes, no entanto, querem uma CPI para investigar quatro denúncias: o alegado prejuízo de mais de US$ 1 bilhão na compra da refinaria de Pasadena da belga Astra Oil; suspeitas de pagamento de propina para obtenção de contratos com a estatal brasileira; procedimentos que podem ter comprometido a segurança de trabalhadores e de plataformas; e o custo de refinarias em construção no Brasil.

“O metrô precisa ser investigado, sim. A Petrobras também precisa ser investigada. Mas, uma coisa não pode ser misturada com outra”, ressalta Pedro Taques.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO