Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Politica

9 produtos que você jamais deveria usar (ou consumir) após a data de validade

30.05.2016
09:58
FONTE: bolsa mulher/Paulo Nobuo

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Se você gosta de economizar e odeia desperdício, normalmente sofre quando percebe que algum produto de casa perdeu a validade antes do uso total. Em alguns casos, uma espécie de “margem de segurança” permite que o consumo seja estendido mesmo depois do prazo estabelecido pelo fabricante, mas alguns deles se tornam realmente inutilizáveis e devem ser descartados para evitar problemas de saúde. Confira alguns deles abaixo:

Maquiagem: por mais que aparentem intactos, os cosméticos podem oferecer riscos quando usados fora do prazo de validade. A data estabelecida garante que seus compostos fiquem livres de bactérias e fungos no período determinado. Apostar na maquiagem expirada pode causar alergias severas e até mesmo danos na córnea, no caso de rímel, por exemplo.

Leite: desconfortos intestinais e outras complicações podem ocorrer ao ingerir o produto fora do prazo de validade. Você dificilmente deixará de notar odor e sabor diferenciado quando ele estragou, mesmo refrigerado.

Remédio: depois da data de validade, o medicamento raramente provoca riscos de saúde quando ingerido, mas deve ser evitado porque perde completamente sua eficácia.

Maionese: depois de aberta, quando mantida na geladeira, ela pode durar até três meses. Mas se a data expirou e a consistência e odor estiverem alterados, evite o consumo.

Embutidos: presunto, salsicha e outras carnes processadas não possuem margem de segurança e devem ser descartados após o prazo de validade, mesmo quando são mantidos na geladeira.

Protetor solar: além de perder a eficácia após o prazo de validade e não proteger a pele, seu uso pode até provocar alergias e irritações.

Peixe: os filés podem ser consumidos até um mês após serem pescados, um prazo relativamente amplo, mas como na embalagem esta data não é especificada, vale obedecer a indicação do fabricante.

Sorvete: apesar de ser mantido no freezer, o alimento não congela completamente por causa da grande quantidade de gordura presente. Portanto, ele raramente permanece bom após três meses aberto e não deve ser consumido após o prazo de validade.

Frango: o alimento se deteriora rapidamente e pode ter o crescimento de bactérias aumentado após a data de validade, provocando sérios problemas de saúde. A carne deve ser descartada obedecendo a indicação do fabricante.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO