Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Politica

A obesidade leva a doenças como a gordura no fígado e a diabetes

23.05.2016
16:05
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Imagina começar uma dieta e descobrir que você tem gordura no fígado? Ou que você tem diabetes?

Será que tem jeito de reverter essas duas doenças? O Bem Estar desta segunda-feira (23) convidou dois endocrinologistas para responder: Doutor João Salles e Doutor Alexandre Hohl.

Doutor Alexandre explica que com o passar do tempo, a obesidade vai gerando uma inflação no organismo. Ela faz com que a insulina não funcione, o açúcar tenta entrar na célula, ela está fechada, bloqueada por gordura, e esse açúcar começa a sobrar na corrente sanguínea. Aí se dá o diagnóstico de diabetes. Então não é o consumo de açúcar sozinho que causa a diabetes, é a obesidade que desencadeia a doença.

“A obesidade é uma doença que leva a outras doenças, como a diabetes, a hipertensão arterial, a apneia do sono, o aumento do triglicérides, a doença cardiovascular e outras”, explica doutor Alexandre.

Segundo o médico João Salles, a diabetes não é reversível a partir do diagnóstico, por isso, é tão importante a prevenção. “A partir de um diagnóstico positivo, o que é possível é o controle da doença através da alimentação, do exercício físico e de medicamentos”, diz doutor João.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO