Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Ator de 'Chiquititas' Filipe Cavalcante perde 26 quilos em seis meses

29.03.2015
04:43
FONTE: EGO

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Quando estreou "Chiquititas" como o Rafa, o carioca Filipe Cavalcante era um ator gordinho escolhido para retratar o problema da obesidade infantil. O objetivo de sua história era falar sobre o sobrepeso infantil, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), poderá atingir 75 milhões de crianças em 2025. Filipe sabia que no decorrer da trama Rafa iria perder peso e emagrecer. E sua transformação começou em maio do ano passado quando aos 13 anos, com 1,73m de altura, pesava 109kg.

Filipe começou a ganhar peso por volta dos 4 anos de idade. Segundo sua mãe, a advogada Claudia Cavalcante, o que fazia o filho engordar não era a qualidade da comida mas, sim, a quantidade.

Desde criança Filipe sempre foi um garoto muito ativo. Fazia natação, judô e basquete. A fome era imensa e seu prato... "Ele comia uma quantidade muito grande de comida. Não beliscava, não. Só comia três vezes ao dia. Mas era muita coisa no prato", lembra Claudia, que nunca deu refrigerante para o filho e o alimentava basicamente de alimentos integrais. "Por exemplo, no café da manhã, ele comia aqueles pratos fundos  para tomar sopa lotado de granola com iogurte e fruta".

O excesso de peso nunca incomodou Filipe, diz Claudia que, já prevendo a possiblidade do filho sofrer bullying na escola por causa disso, o criou com personalidade forte para enfrentar o deboche dos amigos. Claudia diz que o ensinou a ser feliz com o corpo que tinha, independente do que falassem. "Me chamavam de baleia, gorducho... No fundo não gostava, mas sou da paz e encarava na boa as provocações", conta o adolescente que completará 15 anos em junho.

Fazer dieta nessa época nem pensar. Pois na novelinha seu personagem precisava comer muito. Em cena e nos ensaios a comilança não parava. "O personagem dele comia tudo em cena: bolo, pão... E nos ensaios Filipe também precisava repetir e comer tudo igual. Confesso que não me preocupei muito porque sabia que em determinado ponto da novela isso iria acabar", diz a mãe.

Início da dieta

Em maio de 2014 o ator deu início ao processo de emagrecimento. Na novela, a diretora do orfanato da história levou seu personagem para ser consultado com a endocrinologista Liliane Oppermann, a mesma que trata dele até hoje.

A médica mediu todos os seus percentuais de gordura e constatou que, por causa da prática de esportes, o índice de sua massa magra era maior que a de gordura. "A dra. Liliane simplesmente reduziu a quantidade de comida dele e o fez se alimentar mais vezes ao dia. Em vez de só comer três vezes, ele passou a comer seis", conta Claudia.

O prato lotado de arroz e feijão já não existe mais. Agora são permitidas apenas duas colheres de sopa de arroz e uma de uma leguminosa. Em seu prato não podem faltar porções de proteína, vegetais, grãos e carboidratos. Entre uma refeição e outra Filipe come uma fruta com uma proteína - tipo queijo branco - e antes de dormir também faz uma leve ceia repetindo o que comeu antes do almoço. Para ajudar na perda calórica, o jovem luta muay thai, que pode queimar até mil calorias em uma hora de prática.

Depois de seguir à risca as orientações médicas, o resultado foi o melhor possível. Filipe emagreceu 26 quilos em seis meses. E o novo corpo, hoje com 83kg, só lhe traz alegrias. "Não há nada melhor do que entrar numa loja e poder comprar a roupa que quero, sem me preocupar se vai ter o meu tamanho. Antes, meu manequim era entre 46 e 48. Hoje minha numeração varia do 38 ao 40. Estou muito feliz! Só queria perder mais dois quilos para ter uma margem para caso engordar de novo, não sentir muito a diferença", diz o ator que reconhece ser mais assediado pelas meninas. Questionado se tem namorada, ele despista: "Tenho algumas paquerinhas".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO