Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Beleza: 10 dicas para evitar a pele seca no inverno

29.06.2016
11:34
FONTE: Glamuor

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Basta chegar o friozinho pra nossa pele sofrer com o vento e a queda de temperatura. São diversos probleminhas que chegam pra atazanar nossa vida - desde pele descamada, coceiras e até lábios rachados (ai, que dor...).

O pior: isso é supercomum nesta temporada fria. “A pele desidratada é uma condição muito frequente no inverno. Essa desidratação inclui desidratação epidérmica [na camada mais superficial da pele], dérmica [na camada que sustenta a epiderme] ou ambas, que causam um desconforto principalmente em peles sensíveis e maduras”, comenta Claudia Coral, farmacêutica, especialista em ativos e vice-presidente da Galena.

Segundo Maurizio Pupo, cosmetólogo, saber as causas da descamação facilita a evitar esse processo, ainda mais no inverno. “Esse problema se caracteriza por escamas de pele seca que se soltam e dão aquela aparência esbranquiçada e desagradável”, explica.

Portanto, saber o que está acontecendo com sua pele é o primeiro passo para recuperar seu frescor e maciez. Descubra qual desses dramas você está enfrentando e saiba como evitá-los.

1. Por que a pele fica sem viço e brilho?

Segundo Cláudia Savassi, dermatologista da Haute Dermatologia e Estética, vários fatores que contribuem. “Há os intrínsecos, como o próprio processo de envelhecimento (perda de colágeno e elastina), alterações hormonais que sofremos durante a vida e também doenças que podem influenciar, como por exemplo as alterações na tireoide”, afirma.

No inverno, o que resseca nossa pele são os fatores extrínsecos: sol, vento, fumo, alimentação incorreta também são responsáveis. E pense, sorrir ou chorar com uma pele ressecada de inverno ajuda a aumentar as rugas. Pra frear tudo isso, você precisa combinar procedimentos estéticos, alimentação saudável e os cuidados com cosméticos corretos.

2. Eu posso esfoliar minha pele no inverno?

Depende da sua pele. “Algumas, mesmo no inverno, precisam de esfoliante. Outras são tão secas que não precisam nunca”, afirma a dermatoligista. Para uma pele normal, a esfoliação pode ser feita uma vez a cada quinze dias.

3. É normal a pele coçar mais no inverno?

Sim. E o motivo é simples: ela está mais seca. Todavia, saiba que coçar é perigoso, amiga. “Significa que a barreira de proteção está comprometida, deixando a pele mais susceptível a infecções”, comenta Cláudia Savassi. Portanto, quem já tem tendência a alergia deve aumentar o cuidado, pois a pele fica ainda mais sensível e propensa às alergias. “Hidrate usando produtos específicos para peles sensíveis e evite banhos quentes”, explica a dermato.

4. Por que os banhos quentes ressecam?

Porque eles retiram a gordura natural da pele. “Ela é um dos fatores que ajudam na proteção da pele e manutenção da hidratação”, explica Cláudia Savassi.

5. Tenho de tomar banho com água gelada no frio?

Não mesmo. A água não precisa estar gelada, mas morna. “O que se pode fazer no inverno é colocar um aquecedor no banheiro meia hora antes do banho e manter morna a temperatura água”, sugere Cláudia Savassi. Para quem realmente não vive sem água muito quente, a alternativa é tomar um banho muito rápido.

6. Posso usar sabonete?

Pode, mas pouquíssimo, e você ainda deve compensar com muito hidratante. “Nunca passe sabonete nas partes mais secas como antebraços e pernas. E já use um ‘creme de banho’, que tem como função repor a oleosidade e a hidratação perdidas durante o processo de limpeza, fazendo já uma pré-hidratação”, ensina Maurizio Pupo. Buchinha nem pensar.

7. O quanto devo hidratar?

We <3 hidratação e o creme hidratante pode salvar sua pele do inverno, amiga. De acordo com a dermatologista Cláudia, ela de se intensificar no inverno. “Deve-se aplicar os hidratantes após todos os banhos e eventualmente antes de dormir”, afirma. Não esqueça de abusar nos cotovelos, canelas, mãos e pés.

Maurizio indica os cremes que contenham agentes repositores dos lipídeos da pele. “É o caso da manteiga de karité e o glicosqualano, uma combinação de glicerina e esqualano vegetal da oliva”, afirma. Outros ingredientes interessantes ainda são as ceramidas e a vitamina E, extrato de aveia, ureia, lactil, etc. “Além de hidratar, as ceramidas e a vitamina E ainda atuam como antioxidante evitando o envelhecimento precoce da pele”, diz.

8. E se for manipulado, quais ativos devo buscar?

Perguntamos para a farmacêutica Claudia Coral, da Galena, qual é a melhor solução para cuidar da pele desidratada. Ela indica a combinação de três ativos, dois para uso externo e um interno: os italianos tópicos Hyaluramine-S e Salycuminol, e o francês de uso oral o Cartidyss. “A sinergia entre eles garante uma hidratação corporal completa agindo na derme e epiderme favorecendo melhora da hidratação, maciez e modulação suave da descamação da pele”, garante.

O Hyaluramine-S é composto por partículas muito pequenas de glicosaminoglicanos que promovem firmeza, sustentação e maciez para o corpo. O Salycuminol é uma potente combinação de dois ésteres do ácido salicílico que regulam a descamação, promovendo  maciez e suavidade à pele. Por fim, o Cartidyss® possui colágeno tipo II de origem marinha e glicosaminoglicanos, que garantem firmeza, sustentação, hidratação e maciez ao corpo.

“Esses três ativos são ideais no cuidado corporal o ano todo, mas principalmente no inverno onde a nossapele fica mais desidratada. São indicados para todos os tipos de pele, principalmente pele desidratada, sensível e 40+”, ressalta.

9. Preciso deixar de usar meu oil free?

Não. As pessoas com pele oleosa devem mantem este tipo de creme/protetor, segundo Cláudia Savassi.

10. Por que os lábios racham tanto?

Além do vento gelado que bate no inverno, uma das causas dos lábios rachados é a saliva. “As pessoas que têm o hábito de passar a língua nos lábios frequentemente devem interromper esse vício, já que a acidez da saliva resseca muito”, afirma a Cláudia Savassi.

Outro conselho da médica é não puxar as “pelinhas” dos lábios. Deixe-as quietinhas em sua boca e trate com produtos específicos para a região. Esses vão desde manteiga de cacau quanto os bálsamos hidratante labial, que são uso quase obrigatório nesta temporada. Dica: nem espere os lábios ressecarem para usar. Caso já estejam e você queira usar batom, aplique uma camada do protetor antes e prefira usar hidratante sempre.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO