Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Politica

Benefícios do caju para pele, intestino, emagrecer e até para grávidas são incríveis

23.11.2016
09:08
FONTE: LIGIA LOTÉRIO

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O caju é bom para a saúde devido aos numerosos nutrientes que contém, tais como ferro, vitamina C, elementos do complexo B e fibras. Ótimo contra doenças cardiovasculares, o fruto previne a gripe, a anemia e a diabetes, além de inibir a fome, o que fortalece a dieta e evita deslizes.

Propriedades do caju
Rico em vitamina C, ele tem um alto poder antioxidante. Isso significa que combate os radicais livres, moléculas que, em excesso no corpo, podem oxidar células importantes para o organismo e provocar doenças degenerativas decorrentes do envelhecimento.

Sua composição possui ainda vitamina K, ótima para acelerar a coagulação sanguínea e, consequentemente, a cicatrização. O alimento também abrange elementos do complexo B, que ajudam a saúde neurológica; fósforo, imprescindível para dentes e ossos; ferro, essencial contra a anemia; e sódio, que aliado ao potássio regula a quantidade de água no corpo.

Por conter compostos bioativos, como carotenóides, flavonóides e fitoesteróis, possui ação anti-inflamatória que auxilia no tratamento de câncer e diabetes.

Inserir o caju na dieta é ótimo para inibir a fome e se sentir saciado, já que suas fibras solúveis tornam a digestão mais lenta e ainda reduzem as taxas de colesterol e triglicérides, diminuindo o risco de doenças do coração.

Faz bem para que?
Pele e cabelo
A junção da ação antioxidante com a abundância de vitamina C e bioativos faz com que o caju seja bom para a pele. Além de melhorar a flacidez e evitar o envelhecimento precoce, ele ajuda a conseguir um bronzeado perfeito, já que contém carotenóide, pigmento que auxilia na coloração da pele. Também é uma fruta aliada contra a queda de cabelo e, se associada ao colágeno, fortalece as unhas.

Contra anemia
Por conter ferro, ajuda em casos de anemia, propiciando o aumento dos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo.

Para o intestino
Fonte de fibras, o caju age no funcionamento do intestino, porém, apenas se o consumo for associado à ingestão de água. “Muitas pessoas tomam pouca água após comerem fibras, o que prejudica a digestão e causa prisão de ventre”, explica a nutricionista Fernanda Faustino Ribeiro, pós-graduada em Nutrição Clínica. “Para aproveitar a propriedade benéfica do caju para o intestino, o ideal é beber muito líquido”, conclui.

Contra gripe
De acordo com a nutricionista Fernanda Faustino Ribeiro, a fruta é um dos ótimos alimentos para prevenir a gripe. Suas elevadas quantidades de vitamina C fortalecem o sistema imunológico e melhoram a produção de glóbulos brancos, que combatem infecções no corpo.

Para diabéticos
Por conter fibras solúveis, propicia a digestão mais lenta de carboidratos, controlando a taxa de glicemia. Porém, assim como outras frutas, o caju possui um açúcar chamado frutose e, portanto, deve ser consumido com moderação por diabéticos.

Para gastrite
Apesar de ser cítrico, o caju não está na lista dos alimentos proibidos para quem tem gastrite. “Não há comprovação dos efeitos dessa fruta em doenças do estômago. Entretanto, alguns pacientes podem apresentar sensibilidade a alimentos ácidos, então é preciso observar caso a caso quais reações ocorrerão após a ingestão”, ressalta a nutricionista Fernanda Ribeiro.

Caju na gravidez
As vitaminas do caju são essenciais para as futuras mamães pois ajudam na cicatrização e no combate aos radicais livres, moléculas que podem prejudicar o funcionamento das células. Ainda por cima, suas fibras auxiliam a gestante a controlar o peso e manter o intestino em dia, já que aumentam a saciedade e evitam a prisão de ventre.

Engorda ou emagrece?
Nenhum alimento é capaz de emagrecer por si só. Contudo, o caju pode auxiliar a perda de peso se consumido com orientação de nutricionista, já que promove sensação de saciedade, ou seja, retarda a fome. Esse efeito ocorre também por causa das fibras solúveis, que desaceleram o processo digestivo e o esvaziamento do estômago, o que evita escorregões no regime. Entretanto, é preciso ter cuidado pois, assim como qualquer alimento, o caju pode engordar se consumido em excesso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO