Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Politica

Café pode fazer bem pra sua saúde e dieta

06.05.2016
11:20
FONTE: glamour

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cafezinho logo pela manhã, antes de sair de casa
Uma das bebidas mais populares do mundo, o café é consumido em quase todos os países do mundo, e um dos melhores grãos estão aqui, no nosso País. No Brasil, se bebe cerca de 173 bilhões de xícaras de café por ano. 

Pra mulher, a bebida tem muitos benefícios porque contém vitamina B, lipídios, aminoácidos e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína, que ajuda na concentração.

De acordo com médico nutrólogo Hewdy Lobo, de São Paulo, o café pode contribuir com o aumento do metabolismo da mulher, o que facilita o emagrecimento. Ah, isso só vale pro café sem açúcar, ok?

“O café contribui com a saciedade e funciona como substituto de doces e sobremesas”, explica. “Também é um estimulante e aumenta a disposição durante o dia. Alguns pacientes relatam redução de dores após a ingestão do liquido, que tem um potencial analgésico até pra dores crônicas”, explica.

Já a empresária Liana Baggio Ometto, que pesquisa sobre o café há alguns anos, aponta que um cafezinho pela manhã é capaz de operar milagres. “Nos sentimos mais dispostas, bem humoradas e prontas pra enfrentar qualquer desafio que apareça”, opina.

Segundo um estudo publicado pela Harvard School of Public Health, mulheres que tomam até seis xícaras pequenas de café diariamente têm 20% menos chance de desenvolver depressão ao longo da vida. Demais, né?

“Normalmente, somos duas vezes mais propensas a sofrer desse problema do que os homens. O coração também fica protegido e saudável, ficamos mais resistentes aos cânceres de pele e de útero, por ser uma grande fonte de antioxidantes, e não deixa de ser amigo da boa forma”, lembra.

Segundo o PhD David Levitsky, da Cornell University nos EUA, a cafeína age no estômago e no duodeno fazendo com que a digestão seja mais lenta e o metabolismo mais acelerado, assim é possível engordar menos com a mesma refeição. Além disso, o café tem pouquíssimas calorias e, como eleva a taxa metabólica em 11%, ainda ajuda a queimar calorias.

Bebida que encanta

Para Silvia Oigman, pesquisadora do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – IDOR, o que torna o café irresistível pra tanta gente é a riqueza de suas nuances olfato-gustativas. “O café é uma potência em termos de aromas! Ele contém mais de mil compostos voláteis, nunca vistos em nenhuma outra espécie vegetal. Um café de boa qualidade, processado corretamente, possui diversas notas sensoriais como chocolate, caramelo, nozes. O cheiro e o sabor são muito atraentes e são, com certeza, os maiores responsáveis por seu consumo”, explica a neurocientista.

Ela ainda acrescenta que um bom café é uma explosão sensorial pra quem o degusta. Isso porque o aroma da bebida ativa regiões importantes no cérebro, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. 

Marcelo Cossenza, pesquisador do IDOR e da Universidade Federal Fluminense - UFF, ressalta a importância do composto mais famosos, a cafeína, que possui uma série de efeitos benéficos pro corpo e cérebro.

“A cafeína favorece a funcionalidade cognitiva, melhora a percepção, reduz a fatiga, melhora a consolidação da memória, previne a depressão, reduz a diabetes do tipo 2 e pode até reduzir os sintomas associados à doença de Parkinson. Além disso, ela é muito conhecida por suas propriedades analgésicas e termogênicas, sendo muito utilizada pela indústria farmacêutica”, conclui. Que tal uma cafezinho agora, hein? 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO