Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Politica

Consumo de carne crua oferece risco à saúde e requer atenção

27.10.2016
09:43
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • carne bovina
Carne crua, mal passada ou bem passada? O que você prefere? No Bem Estar desta quarta-feira (26), o infectologista e consultor do programa, Doutor Caio Rosenthalexplica quais os riscos de comer a carne sangrando.

E será que dá para entender as orientações da embalagem? Quando uma delas diz: “produto descongelado, favor não recongelar”, está claro para você? O microbiologista Eduardo Tondo explica o que é contaminação cruzada, que pode acontecer aí, na sua cozinha.

Saiba mais
O consumo de toda carne crua possui um risco e não deve ser feito sem atenção. Esse risco só é eliminado com a cocção ou fritura da proteína em temperaturas superiores a 70 graus. A carne consumida malpassada possui menos risco do que a carne crua, mas não está livre de contaminação como uma carne bem passada.

Os principais riscos são as contaminações por microorganismos, como enterobactérias (que vivem no trato intestinal), vírus e protozoários. Na carne bovina e de porco podem ser encontrados salmonela, a shigella e escherichia-coli. No salmão podemos encontrar listeria ou o parasita Diphyllobothrium latum.

Alimentos contaminados pelo parasita Toxoplasma gondii provocam a toxoplasmose, uma doença pode não ter sintomas, mas quando se manifesta apresenta aumento de gânglios, febre, dor muscular e dor de cabeça, que persistem por semanas. É perigosa principalmente em pessoas imunodeprimidas, quando pode levar a morte, e grávidas, causando aborto espontâneo ou encefalite.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO