Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Politica

Crianças devem comer no máximo 25g de açúcar por dia

23.08.2016
15:32
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Consumo de açúcar adicionado não deve ultrapassar seis colheres de chá por dia para pessoas de 2 a 18 anos de idade
A Associação Americana do Coração lançou, nesta segunda-feira (22), uma nova recomendação sobre consumo de açúcar por crianças e adolescentes. De acordo com as novas diretrizes, pessoas de 2 a 18 anos devem consumir, no máximo, 25 gramas de açúcar adicionado por dia, o que equivale a seis colheres de chá. Já crianças com menos de dois anos não devem consumir nenhum açúcar adicionado, segundo a sociedade médica.

O açúcar pode ocorrer de forma natural - como nas frutas ou no leite, por exemplo - ou pode ser adicionado durante o processamento industrial ou preparo dos alimentos. O limite estabelecido pela associação se refere apenas ao açúcar adicionado.

A recomendação foi publicada na revista médica "Circulation". Já existiam diretrizes de consumo saudável de açúcar estabelecidas pela A Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo as quais o açúcar adicionado não pode ultrapassar 10% das calorias totais consumidas em um dia.

"Tem havido uma falta de clareza e consenso sobre quanto açúcar adicionado é considerado saudável para crianças, então o açúcar permanece um ingrediente comumente presente em comidas e bebidas, e o consumo geral por crianças permanece alto - a criança americana típica consome cerca de três vezes a quantidade recomendada", diz Miriam Vos, uma das autoras da recomendação e professora da Escola de Medicina da Universidade Emory, em Atlanta.

Segundo ela, crianças que consomem alimentos cheios de alúcar adicionado tendem a comer menos alimentos saudáveis como frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com pouca gordura.

De acordo com a associação, o consumo exagerado de açúcar durante a infância aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas durante a fase adulta, já que eleva os riscos de obesidade e de hipertensão.

"Acreditamos que as evidências científicas para nossas recomendações são fortes e ter uma quantidade específica como objetivo vai ajudar de forma significativa os pais e os defensores da saúde pública a promoverem a melhor nutrição possível para as crianças", diz Miriam Vos.

De acordo com o documento da Associação Americana do Coração, a principal fonte de açúcar adicionado são as bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás, sucos industrializados e bebidas energéticas. Crianças e adolescentes devem se limitar a consumir cerca de 230ml de bebidas do tipo por semana, segundo as recomendações.

Brasil
No Brasil, cerca de 30% dos jovens de 18 a 24 anos tomam refrigerante todos os dias, segundo dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, feita anualmente para monitorar fatores de risco para doenças crônicas no país. A pesquisa aponta também que 28,5% de pessoas nesta faixa etária comem doces em excesso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO