Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Politica

De afta a micose: veja como evitar e tratar cinco problemas comuns

01.03.2013
11:06
FONTE: Gnt

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Estresse, fumo e álcool estão associados à calvície feminina
Toda vez que surge uma afta ou terçol você fica na dúvida sobre como eles foram parar ali e qual a melhor forma de tratar estes problemas? A seguir, confira dicas do clínico geral Luiz Roberto Fernandes, do Hospital São Francisco, para evitar e tratar aquelas situações do dia a dia que podem acabar com o seu humor.  

Aftas

Não existe uma causa definida para a afta, mas deficiência de vitamina B12, estresse emocional, doenças do sistema digestivo, acidentes durante a escovação dos dentes e reações alérgicas às bactérias da cavidade oral podem estar associadas ao seu surgimento. O problema é mais comum em mulheres, mas 20% da população irá apresentar o problema em algum momento da vida. Vale ressaltar que os machucados característicos das aftas podem causar dor, ardência e dificuldade para engolir, nas não são contagiosos. 

Como evitar: não existe uma forma de prevenir o problema, mas se as aftas costumam surgir com certa frequência, evite alimentos ácidos e faça uma boa escovação dos dentes. 

Tratamento: em geral, inclui aplicação de antissépticos orais, anestésicos e pomadas de uso local com analgésicos, além de medicações para diminuir a acidez do estômago. No entanto, se o problema persistir, é preciso consultar um dentista, já que casos de câncer de boca podem ter início em lesões esbranquiçadas semelhantes às aftas.    

Queda de cabelo

É comum perder até 100 fios ao dia. Quando a queda ultrapassa essa média, é possível perceber o acúmulo de cabelo nas roupas, pentes e escovas. As principais causas da queda de cabelo são estresse emocional, anemia, dermatite seborreica e alterações hormonais, como hipotireoidismo, além de doenças imunológicas, que incluem o lúpus eritematoso sistêmico. 

Como evitar: a melhor forma de evitar a queda de cabelo é descobrir sua causa. Cuidar do couro cabeludo, evitando caspa, descamações, feridas e coceiras também é uma boa forma de evitar o problema, caso ele não esteja relacionado a alguma doença.

Tratamento: depende da causa do problema. Em mulheres anêmicas por deficiência de ferro, a reposição do mineral é fundamental para o tratamento. Nos casos de hipotireoidismo é necessário fazer reposição de hormônio da tireoide. Nos homens, Minoxidil e Finasterida já são largamente utilizados em pacientes com queda precoce de cabelo. 

Terçol

Terçol é a infecção de uma pequena glândula localizada na extremidade da pálpebra, no mesmo local onde estão os cílios (terçol externo) ou de uma glândula que está dentro da pálpebra (terçol interno). Em geral, é causada por uma bactéria, deixando a pálpebra inchada, vermelha e dolorosa. No local se forma uma massa redonda e endurecida, que pode se romper e liberar pus, aliviando os sintomas desagradáveis.

Como evitar: estresse e má alimentação podem facilitar o surgimento do terçol, assim como o uso de maquiagem nos olhos por tempo prolongado ou a falta de uma correta limpeza do local. Produtos fora do prazo de validade também podem irritar a região e provocar o surgimento do terçol.  

Tratamento: na maioria dos casos, o terçol desaparece sozinho entre três e cinco dias após seu surgimento. O tratamento é feito através de compressas com água morna, anti-inflamatórios, e pomadas com antibióticos locais. Se o problema não responder ao tratamento após duas semanas pode ser necessário fazer sua remoção através de uma drenagem cirúrgica, portanto, procure um médico caso o problema seja persistente. 

Caspa

A caspa pode surgir em locais onde as glândulas produzem mais suor, como couro cabeludo, axilas e virilha. O problema pode estar relacionado ao surgimento de fungos, mas não é contagioso. As lesões costumam causar coceira e descamação da região. 

Como evitar: alterações hormonais, higiene inadequada, estresse, transpiração e oleosidade em excesso estão entre as possíveis causas para o problema, mas não existe uma forma eficaz de prevenção para o problema. 

Tratamento: inclui o uso de xampus e produtos capilares à base de antifúngicos (cetoconazol) e piritionato de zinco, que podem eliminar os fungos e diminuir a descamação. 

Micoses

As micoses são infecções de pele contagiosas causadas por fungos em áreas superficiais da pele. São chamadas de “tineas” ou “tinhas” as infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos.  

Como evitar: a melhor forma é manter bons hábitos de higiene. Evite permanecer com roupas de banho molhadas por muito tempo, seque bem todas as dobras após o banho (axilas, virilha e entre os dedos dos pés), evite usar objetos pessoais de outras pessoas (roupas, calçados, pentes, chapéus e bonés). O uso de roupas sintéticas e muito justas também pode favorecer o surgimento do problema, assim como o uso de sapatos fechados por longos períodos.

Tratamento: depende muito do tipo de micose. Em geral, o tratamento local é feito com o uso de cremes dermatológicos específicos. Para resolver o problema é preciso seguir o tratamento por 30 a 60 dias, mas as micoses das unhas são persistentes e podem necessitar de até 12 meses para desaparecer. Nunca interrompa o tratamento quando os sintomas cessarem, já que o fungo pode estar instalado nas camadas mais profundas da pele. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO