Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Politica

Dentadura mal cuidada pode causar várias doenças na boca

01.12.2015
07:16
FONTE: Arlindo Aburad e Aritusa Ribeiro

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O paciente que usa dentadura, tecnicamente chamada de prótese total pela Odontologia, não tem chances aumentadas de ter câncer de boca. Contudo, se essa prótese for mal cuidada, pode sim ajudar no desenvolvimento do câncer bucal. Isso porque nestes casos a dentadura fica muito mal higienizada. E a falta de higiene da boca é um dos principais fatores que faz com que o paciente tenha chances de ter câncer de boca.

É muito comum o paciente que usa dentadura pensar que, sem dentes naturais, não precisa cuidar dos dentes. Mas esse é um grande engano. Nessa situação, o cuidado com os dentes artificias deve ser o mesmo que a pessoa tem quando os dentes são naturais. O mesmo vale para os dentes de leite. É necessário escovar a dentadura e a boca toda depois das refeições e principalmente antes de dormir. E quais locais da boca devem ser escovados? Todos. A língua, a gengiva, o céu da boca e a bochecha por dentro. O ideal é dormir sem a dentadura, pois à noite os microrganismos da boca têm chances maiores de causar mal.

Atualmente, são muitas as discussões sobre a importância da prevenção das doenças. Os pacientes precisam saber que a melhor forma de prevenir todas as doenças da boca, da cárie ao câncer bucal, é ter uma higiene satisfatória. E essa higiene deve ser feita com escova, pasta de dente e fio dental.

Além disso, o ideal é que o paciente seja avaliado por um dentista pelo menos a cada seis meses. O dentista deve fazer um  exame físico e analisar se todas as estruturas da boca estão integras. Esse exame pode ser complementado com a realização de um raspado das células da boca da pessoa para uma análise laboratorial.

Sobre o câncer de boca, é importante ressaltar que os principais fatores de risco são o fumo ou tabaco, inclusive o mascado, as bebidas alcoólicas, especialmente as destiladas, o HPV, que é um vírus e, principalmente, a falta de higiene da boca.  Este último fator é tão importante que o primeiro procedimento do dentista no paciente, depois de ter sido feito o exame clínico completo, deve ser ensinar como se higieniza a boca corretamente.

Depois disso, com todo o tratamento odontológico feito, o dentista deve monitorar seus pacientes de seis em seis meses. E esse monitoramento não é deve servir apenas para avaliar os dentes. É preciso fazer o exame físico extra e intra oral com as palpações necessárias na região de face e cervical, avaliar todos os tecidos moles da boca, fazer o exame preventivo de boca para verificar se a quantidade de microrganismo na boca do paciente está controlada e, por último, verificar os dentes. Se não for assim, todo tratamento que foi feito terá uma grande chance de ter insucesso. O paciente provavelmente perderá todo investimento e terá que repetir o tratamento no futuro.

Neste contexto, o paciente que tem uma dentadura mal cuidada deve procurar um dentista para saber os cuidados que precisa seguir para ter uma boca saudável. O paciente que usa a dentadura nessas condições sofre também com chances maiores de ter doenças pulmonares graves, infartos e derrames com mito mais frequência. Muitas vezes, quando uma prótese está mal cuidada é necessário que ela até seja trocada para evitar os males à saúde.

Arlindo Aburad é dentista, patologista bucal do Hospital de Câncer de Mato Grosso, doutor em Patologia Bucal pela USP e professor universitário. arlindoaburad@uol.com.br
Aritusa Ribeiro é dentista, mestre em odontologia pela São Leopoldo Mandic e diretora da Oral Sin. aritusa@hotmail.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO