Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Doença que causa cegueira pode ser prevenida com vitamina C; saiba como ingerir

24.06.2016
09:59
FONTE: bolsa mulher

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Embora parte das doenças tenha como causa as heranças genéticas, é fato que o meio externo e os hábitos influenciam no aparecimento ou não delas. Exemplo é o recente estudo que mostrou a relação do desenvolvimento da carata, maior causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), com o consumo de vitamina C.

O que é a catarata? 

Caracterizada pela opacificação da lente dos olhos, a carata é uma doença que pode aparecer naturalmente com o avanço da idade. Fatores genéticos, traumas ou doenças primárias podem ser a causa do quadro.

O principal sintoma é a visão turva e embaçada. Este embaçamento é causado pela oxidação do cristalino, lente natural do olho. É exatamente neste processo que fatores externos como a alimentação podem interferir.

Vitamina C faz bem para os olhos

Um recente estudo da King’s College London avaliou a relação entre o consumo da vitamina C e a incidência da catarata em idosos.

Depois de analisar 100 pares de gêmeos idosos, os pesquisadores concluíram que a alimentação é responsável por influenciar até 65% dos casos, enquanto os fatores genéticos atingem os 35% restantes.

A principal substância que influencia o processo é a vitamina C, nutriente que age como antioxidante e, assim, evita o envelhecimento de determinadas células, ação responsável pelo embaçamento da região. “Embora não possamos evitar totalmente o desenvolvimento de catarata, a ingestão da vitamina C proveniente dos alimentos é capaz de atrasar em até 33% o início da doença e diminuir agravamento dela”, explicou o autor do estudo, Christopher Hammond, professor de oftalmologia.

No entanto, a mesma pesquisa mostrou que os efeitos são absorvidos apenas da vitamina ingerida através de alimentos naturais - e não de suplementos vitamínicos.

Como ingerir vitamina C 

Para a nutricionista Fernanda Faustino Ribeiro, do Rio de Janeiro, estudos como esse são importantes para a prevenção de doença, mas, especialmente, para mostrar que uma alimentação saudável é capaz de propiciar uma boa saúde e, consequentemente, boa capacidade do organismo de se prevenir de doenças sem que para isso precise de polivitamínicos.

Para facilitar a escolha dos alimentos e aproveitar dos benefícios proporcionados pela alimentação saudável, a profissional listou ingredientes ricos em vitamina C que, associados a uma dieta equilibrada, contribuem para a prevenção da catarata.

Manga: além de atuar no combate ao aparecimento da catarata, a fruta ainda apresenta benefícios para a pele. Na hora de incluir na alimentação, lembre-se de que ela é uma ótima fonte de fibra, importante para o funcionamento do intestino e para a sensação de saciedade.

Laranja: certamente é o alimento fonte de vitamina C mais conhecido. Mas, além da C, ele também possui as do tipo A e do complexo B, essenciais para também fortalecer o sistema imunológico.

Pimentão amarelo: além de vitaminas, o alimento também é rico em cálcio e potássio e, por isso, fortalece o sistema imunológico, mas também controla a irritabilidade, a ansiedade, a insônia, a depressão, a perda de memória e o cansaço.

Tomate: não são apenas alimentos de cor amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina C. O tomate também é um vegetal cheio de benefícios. Os principais estão associados à sua ação antioxidante que ajuda na prevenção do câncer, diminui a flacidez e combate à gripe.

Brócolis: rico em vitamina C, ácido fólico, cálcio e ferro, a hortaliça, além de diminuir a incidência do aparecimento da catarata, ainda aumenta a fertilidade, faz bem para os ossos e combate a anemia.

Limão, morango, kiwi, hortaliças de folhas escuras, pimentas, couve-flor, tomilho, salsa e cebolinha são outros alimentos ricos em vitamina C.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO