Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Politica

Entenda como é feita a cirurgia plástica de abdominoplastia

28.07.2016
09:46
FONTE: Doutíssima

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Segundo informações da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, são realizadas cerca de 1,5 milhão de operações anualmente no país. Do total, 88% das pacientes são mulheres. Entre os procedimentos, a abdominoplastia é um dos mais requisitados.

Indicada para mulheres que passaram por várias gestações, pessoas com acúmulo de gordura na região da barriga ou que tiveram perda substancial de peso, a abdominoplastia é focada em restaurar a região abdominal. O procedimento conta com três objetivos principais: remover a pele flácida e a gordura localizada, além de restaurar a musculatura.

Abdominoplastia: como funciona
A intervenção cirúrgica proporciona uma série de vantagens.No entanto, antes de se submeter a qualquer procedimento, é importante conversar com o médico para avaliar qual é o mais adequado para você. A abdominoplastia não é um tratamento para a obesidade, mas tem como objetivo aprimorar o contorno corporal.

Em outras palavras, os candidatos à abdominoplastia devem ser saudáveis e ter um Índice de Massa Corporal (IMC) de, no máximo, 29 – que caracteriza sobrepeso. Os melhores resultados são observados em pessoas com o índice próximo de 25. É por isso que a cirurgia deve ser um complemento à alimentação balanceada e à atividade física.

De acordo com o cirurgião plástico Rodrigo Rosique, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a abdominoplastia consiste na retirada do excesso de pele do abdômen. Ela engloba também um processo de plicatura (reaproximação) dos músculos abdominais, que eventualmente se afastam durante a gestação.

A incisão é feita pouco acima da área pélvica, preferencialmente em uma região em que a cicatriz fique escondida por roupas íntimas ou de banho. Para evitar o acúmulo de fluídos, são colocados pequenos drenos no abdômen durante o procedimento, que podem ser retirados quando o paciente iniciar as sessões de drenagem linfática no pós-operatório.

A duração da cirurgia depende muito da extensão da área e da complexidade de cada caso em particular, mas geralmente leva de duas a três horas. O resultado final do tratamento é uma barriga com aspecto mais definido e pele mais esticada, o que deixa a silhueta simétrica e a cintura marcada. O impacto positivo maior é na autoestima da paciente.

Pré e pós-operatório
A abdominoplastia já virou moda entre as famosas: até mesmo a atriz Juliana Paes se submeteu ao procedimento. Mas, segundo o cirurgião plástico, o procedimento pode ser contraindicado para algumas mulheres. Principalmente, se houver presença de situações que aumentam os riscos da cirurgia, como uma tendência ao desenvolvimento da trombose venosa.

Durante o pré-operatório, portanto, é necessário avaliar o estado geral de saúde da paciente e fatores de risco. Também é recomendado que a mulher recorra à cirurgia quando não tiver mais intenção de engravidar. Do contrário, o abdômen conquistado poderá sofrer alterações.

No pós-operatório, para assegurar bons resultados, é necessário usar cintas elásticas e evitar esforços por, no mínimo, 15 dias. Além disso, é imprescindível cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos após a liberação médica: a abdominoplastia não evita o ganho de peso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO