Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Fernanda Montenegro é destaque na penúltima noite do Festival de Cinema

27.07.2014
09:13
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Fernanda Montenegro na 6ª edição do Paulínia Film Festival
Fernanda Montenegro foi o destaque da penúltima noite da 6ª edição do Paulínia Film Festival neste sábado (26). Ao chegar ao Theatro Municipal Paulo Gracindo, a atriz foi aplaudida pelo público que veio acompanhar a última sessão da mostra competitiva de longas-metragens.

Ela chegou na companhia do diretor de "Infância", Domingos Oliveira e do elenco para prestigiar a estreia do longa. Na trama, ela vive Dona Mocinha, uma matriarca bastante rígida que é fã de Carlos Lacerda e tem que lidar com a tristeza do neto porque o cachorro morreu após comer as bolinhas de naftalina e com o fato de que o genro vendeu dois terrenos seus sem permissão. Também estão no elenco Paulo Betti e o ator mirim Raul Guaraná.

A atriz aproveitou a oportunidade para destacar a alegria que sente pela retomada do festival. "É bom estar aqui nessa noite, num filme do Domingos Oliveira, um dos cineastas mais importantes do país e com temperamento único, numa cidade que retoma uma indústria tão importante como a do cinema", afirma. Ela ainda destacou que cuidar da cultura é importante. "O cinema é um meio fundamental porque atravessa fronteiras", destaca.
 
Após a cerimônia de apresentação do filme, Fernanda, o diretor e o elenco assistiram ao longa sentados na plateia.

Mostra competitiva
Apesar do curador do evento, Rubens Ewald Filho, já arriscar o filme "Infância" exibido nesta noite como vencedor da mostra na categoria de melhor longa-metragem, o colunista do jornal "O Globo" Artur Xexéo, um dos integrantes do júri, afirma que o festival está bem competitivo. “Tem bons candidatos em todas as categorias. Muitos despertaram a curiosidade dos jurados”, pontua.

Amores honestos
O outro filme exibido neste sábado foi "A História da Eternidade" de Camilo Cavalcanti.  Para o diretor, independente do resultado no domingo, o importante é o longa tocar o público. “É a primeira exibição no Brasil, mas ele foi apresentado na Holanda em fevereiro e foi recebido com muita emoção. É uma história de amores honestos. Espero que ele toque o coração das pessoas”, destaca. O longa se passa em um vilarejo no sertão nordestino e conta três histórias de amor e desejo que revolucionam  a paisagem afetiva de seus moradores.

Festival
Segundo o diretor do festival, Ivan Melo, a 6ª edição do Paulínia Film Festival superou as expectativas. “As pessoas voltaram a acreditar. Todas as noites estão acima do que esperávamos. Elas entenderam que é gratuito e que é para a população”, afirma.

O diretor destaca ainda o Festivalzinho, que exibia filmes para crianças, como um projeto que deu certo e deve continuar na próxima edição. “Foi a melhor coisa que a gente fez esse ano. Elas assistem e depois contam para os pais, que acabam vindo”, explica.

Segundo Melo, a chuva e o frio não espantaram o público. “No dia do "Boa Sorte" estava lotado mesmo com chuva. As únicas sessões que não estão tão cheias são as internacionais, porque é cedo”, pontua.

Eram esperados pela organização por dia 120 atores, diretores e outros profissionais que trabalharam nos filmes. O Theatro Municipal tem capacidade para 1,3 mil espectadores.

Encerramento
O encerramento do festival acontece neste domingo (27) com a cerimônia de premiação dos filmes em competição e uma homenagem ao cineasta brasileiro Cacá Diegues. Na sequência, será exibido o longa 'Bem vindo a Nova York', de Abel Ferrara, que é livremente inspirado no escândalo que envolveu Dominique Strauss-Kahn, economista e político francês que foi acusado de assediar uma camareira em um hotel em Nova Iorque em 2011. Estão no elenco os atores Gérard Depardieu e Jacqueline Bisset.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO