Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Gravidez após os 35 é mais arriscada? Requer cuidados especiais?

27.07.2016
18:37
FONTE: Bolsa de Mulher

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Ao contrário do que era comum no passado, a maternidade atualmente vem um pouco mais tarde para as mulheres que passaram a estudar mais, se estabeleceram no mercado de trabalho e até mesmo demoraram mais para se casar e decidir ter um filho com o parceiro considerado ideal.

Depois dos 30 anos, muitas relatam o despertar do relógio biológico e até mesmo conselhos para evitar engravidar e dar à luz com uma idade avançada, que seria mais perigoso tanto para mãe quanto para o bebê. Mas é verdade que gravidez após os 35 anos é, de fato, mais arriscada?

Gravidez tem mais risco após os 35 anos?

Além de encontrar uma maior dificuldade para engravidar, a mulher que tem mais de 35 anos e pretende ser mãe precisa saber os riscos existem, mas que, com acompanhamento médico, cuidados com alimentação e bons hábitos é possível ter uma gestação completamente saudável.

A partir dos 35 anos talvez sejam necessárias mais tentativas com o parceiro, pois existe um fator biológico e inevitável que dificulta o processo: a queda natural da fertilidade ocasionada pelo envelhecimento dos óvulos ao longo dos anos. Até os 30 anos estima-se que as chances de engravidar são de 20% ao mês e, entre 30 e 40 anos, este número cai para 5%.

Quadros de hipertensão e diabetes, mais comuns em mulheres mais velhas, também merecem atenção extra, já que podem provocar o nascimento prematuro do bebê. O acompanhamento médico das doenças ajuda no monitoramento especial da gestação e minimizam os riscos de saúde para a mãe.

Além de realizar exames clínicos básicos, a mulher ainda deve consultar o ginecologista para verificar os riscos de hipotireoidismo, pois um funcionamento prejudicado da tireoide pode atrapalhar a produção do hormônio THS, responsável por toda a formação neurológica do feto. Caso seja necessário, a paciente poderá fazer uma reposição hormonal que evitaria aborto espontâneo e ganho excessivo de peso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO