Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Meditação contra o estresse do fim de ano

21.12.2015
10:39
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Compras de Natal, festas de Réveillon, sobrecarga de trabalho, recepcionar familiares, viajar ou não em dezembro... São muitos os motivos para ter um final de ano cansativo e altamente estressante. Isso sem contar que janeiro vem recheado de gastos adicionais, como IPVA, IPTU e material escolar. Em uma pesquisa realizada pela Isma-BR (Internacional Stress Management Association Brasil), associação voltada para o estudo do estresse, 80% dos entrevistados afirmaram que o nível de estresse aumenta no último mês do ano. Em média, o índice sobe 75%.

Segundo a pesquisa, para 60% dos entrevistados, o excesso de tarefas no trabalho é a principal causa. Para driblar esse quadro profissional, o ideal é que a pessoa respeite seus limites para não se sobrecarregar, reorganizando a agenda e não assumindo novos compromissos. No entanto, muitas vezes a sobrecarga não está sob controle único do indivíduo e, nesses casos, alternativas que ajudem a desestressar podem ajudar a superar os meses de dezembro, e janeiro também. 

De acordo com o pranaterapeuta e especialista em meditação, Geraldo Thomé, atingir um nível de relaxamento suficiente para suportar as demandas desse período pode ser alcançado por meio da meditação. “Essa prática, já reconhecida e amplamente debatida pela ciência, tem dois benefícios importantes quando a pessoa está estressada. Ela libera o estresse acumulado e já previne contra um quadro futuro, de forma simultânea, deixando a pessoa renovada e com mais alegria”. 

O pranaterapeuta pontua que, a pessoa quando está estressada fica com a respiração curta, focada às vezes em pensamentos e sentimentos negativos, causando a si mesma ansiedade e insegurança. “A meditação faz você, antes de tudo, sentar e acalmar. Entre as sensações daqueles que a praticam, a maioria é de relaxamento imediato, muitas vezes já na primeira sessão”. 

Cursos e grupos de meditação
Existem técnicas de meditação para todos os tipos de perfil, se diferindo na duração e no método: em silêncio, deitado, sentado, entoando mantras, etc. Em São Paulo, a Unifesp - Universidade Federal de São Paulo oferece gratuitamente um curso de meditação pelo Sistema Único de Saúde. A técnica ensinada no curso é a "mindfulness", ou “atenção plena" em português. O curso de oito semanas é voltado para pessoas de todas as idades com alto grau de ansiedade e depressão, os principais sintomas de um quadro de estresse. 

Quem mora na capital mato-grossense pode desfrutar gratuitamente de um grupo de Meditação dos Corações Gêmeos. Uma técnica que trabalha a paz interior e para o mundo. “Trata-se de uma meditação guiada, não tem pré-requisitos. Ela dura cerca de 20 minutos. Ganhos imediatos são foco, clareza mental e a possibilidade de estarmos cada vez mais em paz conosco mesmo”, ressaltou Geraldo Thomé. O grupo se reúne para meditar toda quarta-feira, às 19h30, na sede do Instituto de Pranaterapia Alphaville de Cuiabá, que fica na Avenida Dom Bosco, 1733, no bairro Goiabeiras.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO