Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Morre Chris Squire, baixista e cofundador do grupo Yes

28.06.2015
20:13
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Chris Squire, do Yes, morre nos Estados Unidos
Morreu na noite do sábado (27) Chris Squire, baixista e cofundador do grupo Yes, segundo informou a própria banda em nota de pesar. Ele tinha 67 anos e deixa 5 filhos.

De acordo com o comunicado, Squire morreu em Phoenix, no estado do Arizona, nos EUA, onde passava por um tratamento contra a leucemia.

"É com o coração pesado e tristeza insuportável que informamos o falecimento de nosso querido amigo e cofundador do Yes, Chris Squire. Chris morreu em paz na noite passada em Phoenix, Arizona.", diz comunicado da banda.

Todos os discos
Squire nasceu em março de 1948 em Londres, na Inglaterra, e começou a carreira musical em um coro infantil. Aos 20 anos, ele formou o Yes ao lado do vocalista Jon Anderson.

O baixista foi o único membro do Yes a participar de todos os discos de estúdio gravados pela banda de rock progressivo e influenciou uma geração de músicos.

Leucemia
Com o diagnóstico de leucemia, Squire anunciou que não participaria da turnê prevista para novembro nos Estados Unidos.

"Será a primeira vez desde a formação da banda em 1968 que o Yes se apresentará sem mim", afirmou em nota divulgada neste ano no site oficial do grupo.

Em nota de pesar pela morte do músico, a página oficial do Yes afirmou que ele era a "cola que mantinha o grupo unido por todos estes anos".

Repercussão
Músicos e fãs lamentam a morte de Squire nas redes sociais, entre eles o ex-baterista do Dream Theater, Mike Portnoy. "Tive a honra de fazer uma turnê com o Yes em 2004... Chris era um pioneiro no baixo", afirmou.

Dave Mustaine, do Megadeth, escreveu: "Um tremendo talento e uma perda terrivelmente triste. Orações para a banda e a família de Chris Squire".

"RIP, minha maior referência como baixista, goodbye Chris Squire!", escreveu Paulo Ricardo no Twitter.

O músico também foi lembrado no festival de Glastonbury, que acontece neste final de semana na Inglaterra. A banda Belle and Sebastian dedicou a música "Perfect couples" em seu show a Chris Squire.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO