Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Politica

Por que menstruar dói tanto? Estudo descobre nova possível causa para sintomas da TPM

30.06.2016
15:25
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Hormônios. Essa é a resposta que recebemos quando perguntamos o que está por trás do inchaço, da dor, do desconforto e de outros sintomas que muitas mulheres sentem até duas semanas antes de menstruar e compõem a famosa Tensão Pré-Menstrual, a TPM. Mas uma nova pesquisa mostra que uma inflamação pode também estar relacionada a esses sintomas. Como? Entenda a seguir.

O que causa TPM? Estudo indica novo fator

Um novo estudo, realizado pela Universidade da Califórnia (EUA), analisou a relação entre TPM e inflamação. Com dados do levantamento Study of Women's Health Across the Nation (SWAN), os pesquisadores cruzaram os níveis de Proteína C Reativa (PCR) - substância produzida pelo fígado cujos altos níveis revelam que há inflamação em algum lugar do corpo – e os seguintes sintomas de TPM:

- cólicas e dor;
- dor ou sensibilidade no peito;
- ganho de peso e inchaço;
- mudanças de humor e tristeza repentina;
- aumento do apetite e da compulsão;
- ansiedade, tremor e nervosismo;
- dor muscular, nas costas e nas juntas;
- dores de cabeça severas;
- níveis de proteína C reativa.

As 2.939 mulheres que participaram da pesquisa tinham idade entre 42 e 52 anos, não haviam atingido a menopausa e nem faziam uso de métodos anticoncepcionais.

Resultados

A pesquisa mostrou que a PCR elevada (em concentrações maiores que 3 mg/L) estava relacionada a um aumento de 26% a 41% nas chances de a mulher ter sintomas da TPM, variando de acordo com cada sintoma. Isso significa que os incômodos típicos do período podem ser resultado de inflamações no corpo da mulher.

A maioria dos sintomas foi reportada com mais frequência por mulheres obesas; fumantes ativas ou passivas e/ou com sinais de depressão.

Os pesquisadores concluíram que a inflamação pode ter papel importante na maioria dos sintomas do TPM, mas que mais estudos são necessários para melhor entender essa relação. No entanto, eles já concordam que agentes anti-inflamatórios podem ser bons para amenizar esses sintomas e que combater fatores que estimulam a inflamação, como a obesidade e o tabagismo, também seria benéfico para aliviar a TPM.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO