Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Politica

Saiba se água oxigenada é uma aliada no combate à halitose

17.12.2014
15:15
FONTE: Beta/Terra

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma das principais causas do mau hálito, a saburra lingual é uma camada esbranquiçada que se fixa no fundo da língua e é formada por bactérias, restos de alimentos e descamação da mucosa. Esses resíduos se acumulam nessa região porque ela é a parte mais seca da língua e a mais difícil de ser higienizada. Justamente por isso, muitas pessoas fazem bochechos com água oxigenada volume 10 para eliminá-la. Mas será que isso funciona? 

Segundo Olinda Tarzia, diretora científica do CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose), essa tática era muito usada antigamente, quando não existiam muitos produtos que combatiam a saburra. “A gente fazia bochechos com a mistura de uma colher de sopa de água oxigenada volume 10 e meio copo de água. Mas esse é um tratamento lento. A água oxigenada, como o dióxido de cloro, é um produto oxidante, mas de menor ação”, diz Olinda.   

Por isso, hoje em dia não há mais a necessidade de se usar essa mistura para evitar o mau hálito. Enxaguantes bucais a base de dióxido de cloro são facilmente encontrados em farmácias e supermercados e têm uma função mais eficiente no combate à saburra lingual. 

Segredinho da especialista
Segundo Olinda, um dos segredos para evitar a saburra lingual é manter o fluxo salivar dentro do padrão. Quando a boca fica seca, ela se torna mais suscetível ao aparecimento de bactérias, pois é a saliva que a mantêm úmida e mais “limpa”. “A saliva é o “nosso enxaguante natural” porque tem ação antimicrobiana nos defendendo da instalação de bactérias patogênicas na boca”, diz a especialista. 

Por isso, qualquer medida que incentive a produção de saliva é bem-vinda. “Quando observamos um paciente com esse tipo de problema costumamos sugerir, antes de partir para a medicação, que ele mastigue goma de mascar três vezes ao dia durante 10 minutos. Ou então, pingue algumas gotas de limão sobre a língua a cada duas horas”, diz Olinda. 

Lembrando que o limão é adstringente e bactericida, ou seja, ele ajuda a eliminar as bactérias presentes na boca e no sistema digestivo, combatendo o mau hálito. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO