Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Segurança na cozinha: cuidados com o botijão de gás pode prevenir acidentes

08.12.2016
20:11
FONTE: Assessoria AbLab

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O botijão de gás é responsável pelo armazenamento do gás liquefeito de petróleo (GLP), uma substância perigosa que a partir do seu uso incorreto pode causar graves acidentes. O gás glp é um combustível formado pela mistura de propano e butano ambos extraídos do petróleo e quando submetidos à pressão do botijão transforma-se em líquido.

Presente na maioria das casas o gás glp é conhecido como o famoso gás de cozinha e apesar da segurança do botijão é preciso estar atento aos detalhes para garantir a segurança através do uso correto. Confira abaixo pequenos cuidados que ajudam a prevenir acidentes na cozinha com o botijão de gás.

Atenção ao adquirir o botijão
Ao adquirir um novo botijão é importante observar se o nome que está no lacre e o rótulo da companhia distribuidora são o mesmo. Além disso, é importante verificar o estado do botijão, observe se não existem vazamentos e qualquer sinal de amassado pode ser sinal de um botijão irregular. Não o receba se estiver nessas condições.

Armazenamento
Na hora de armazenar o botijão de gás é importante que o local esteja protegido da chuva e do sol e ao mesmo tempo ventilado, pois no caso de algum vazamento o ar permitirá que o gás circule. O ideal é que ele fique armazenado em um local externo, mesmo após a sua instalação na cozinha. Jamais deite o botijão, ele deve permanecer sempre na posição vertical e longe de tomadas, ralos e qualquer tipo de instalação elétrica.

Antes e após a instalação
Antes da instalação é importante prestar atenção a alguns detalhes como no estado da mangueira, ela deve estar em perfeitas condições e ter a certificação do Inmetro.

O mesmo vale para o registro do botijão. Jamais faça extensos para deixar a mangueira maior e evite passá-la por trás do fogão, pois o calor pode derreter o material e causar graves acidentes.

Durante a instalação é importante fazer o teste de vazamento, basta colocar uma esponja com sabão sobre o registro se fizer bolhas instale novamente e se persistir procure um profissional credenciado.

No dia a dia procure fechar o registro quando não utilizar o botijão e em qualquer suspeita de vazamentos procure a empresa distribuidora de gás ou o corpo de bombeiros.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO