Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Política

'Senhoras do calendário': cariocas de 60 anos posam nuas para campanha

18.09.2014
09:15
FONTE: EGO

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Senhoras do Calendário: em 2015, 14 mulheres, incluindo capa e contracapa, aparecem nuas em prol das vítimas do câncer
Em 1999, seis senhoras inglesas deram o que falar na cidade de North Yorkshire ao aparecerem nuas em um calendário. Tudo em prol do hospital do câncer da cidade. A história teve uma repercussão tão grande que virou filme anos mais tarde. Hoje, 15 anos depois, a empreitada serviu de inspiração para outro grupo de mulheres na terceira idade. Desta vez no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro.

Quatorze senhorinhas em plena forma vão estampar nuas um calendário para 2015 em prol das vítimas do câncer. O projeto dos calendários, na verdade, já existe hé sete anos, mas esta é a primeira vez que elas posam sem roupa. "A ideia surgiu do filme mesmo. Há sete anos o projeto existe e desta vez decidimos ousar", conta Marilice Carrer, capa da versão 2015 e madrinha do projeto que tem como criador o produtor Eduardo Araujo e que deve estar disponível para venda a partir de outubro.

Apenas uma das "modelos" inicialmente escolhidas para posar para o calendário pulou fora da ação. Não se sentiu à vontade para tirar a roupa e cedeu lugar para uma das mulheres que aguardam na fila de espera todo ano. Para participar, no entanto, há de se ter uma reserva financeira. As modelos ajudam a custear a folhinha e pagam R$ 2 mil cada uma. "Não temos patrocinador e gastamos com maquiagem, divulgação e profissionais de todo o tipo. Este ano só não gastamos com figurino, né?", explica Marilice.
A justificativa da nudez é louvável em outras esferas também. Do alto dos seus 69 anos, Isolda Amazonas conta que já participa do calendário há sete anos, mas que ao saber da proposta desta edição, titubeou. "A princípio queria saber que tipo de nu seria. Porque não gostaria de um nu frontal, por exemplo", justifica ela, que fez uma das fotos mais sensuais da folhinha, com suas duas tatuagens à mostra - uma delas no bumbum. "Pedi um boá de penas para sentar em cima, de modo que não aparecesse nada, já que teria de levantar o bumbum um pouco. Mas é bem ousada, você não achou?", pergunta ela.

Em casa, Isolda nem contou ainda sobre as fotos. Vai querer ver a cara de surpresa dos filhos. Viúva, não tem namorado e conta que recuperou a autoestima após virar modelo da "melhor idade". "Meu marido não me deixava trabalhar, me separei e continuei dona de casa. Quando me tornei modelo, minha autoestima aumentou, passei a sair mais, fiz as tatuagens", enumera ela, sobre os benefícios da maturidade. Benefícios? "Não acho nada lindo em envelhecer. Tenho horror à velhice. Por mim, ficaríamos com a aparência dos 40 anos para sempre. Por isso faço tudo o que eu posso para parecer mais jovem. Botox, cirurgia, laser. O que tiver no mercado, eu faço".

A preocupação com a aparência, claro, além de ser uma característica de 11 entre dez mulheres, é importante para estas bravas senhoras. Mas a maioria das "garotas" retradas no calendário dispensou o photoshop. "Imagina ter 60 anos e parecer com cara de 20! Óbvio que teve um retoque em uma gordurinha aqui outra ali para suavizar, mas não transformar. Precisamos estar ali como somos de verdade", avalia a advogada aposentada e divorciada Vida Pinheiro, de 61 anos, que faz musculação quatro vezes por semana, caminha e cuida da alimentação.

Para Marilice, muito provavelmente a folhinha de senhorinhas vai chocar muita gente. "Vai ter quem ache o máximo e quem diga que somos loucas", especula ela, que ainda não matou a curiosidade do namorado: "Ele me perguntou como seriam as fotos, conversei, mas ainda não mostrei o resultado. Mas acho que ele vai gostar, porque ficou bonito e estou me sentindo ótima. Jamais pensei que ficaria nua com essa idade. Mas também não estou na capa da 'Playboy'."

Nenhuma delas fez uma preparação corporal específica ou pediu uma bebidinha para relaxar durante as fotos. Encararam a tarefa de cara limpa e quiseram que as rugas e marcas de expressão fossem retratadas no calendário que tem previsão de lançamento em outubro por ser o no mês do idodo. "Olho esse trabalho com muito orgulho de mim, pois fui muit corajosa ao fazê-lo e, além de ser uma obra de caridade, estou me achando linda", conclui Marilice.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO