Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Shampoo para alisar cabelo sem formol funciona? Dermatologista decifra fórmula

23.05.2016
10:57
FONTE: bolsa mulher

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Chapinha, relaxamento, alisamento, progressiva... Quem já experimentou de tudo para ter cabelos lisos conhece todos esses tipos de procedimentos, mas agora tem uma novidade no mercado. A empresa Sweet Hair Professional lançou o The First, o primeiro shampoo que promete alisar os cabelos em apenas uma aplicação. Apesar de se tratar de um shampoo, a empresa ressalta que ele é de uso profissional e não deve ser usado em casa. Conheça as propriedades do produto.

Composição do shampoo alisante

Sem formol, a composição é à base de cinco ácidos: o salicílico, o alfa lipóico, o glicólico, o lático e o hialurônico.

“Trata-se de blend de ácidos que penetra na estrutura dos fios de cabelo e, junto com a fonte de calor proveniente da prancha, provoca alisamento por processo de desnaturação das proteínas, ou seja, não possui ação externa, como o formol, e também não provoca quebra das pontes de sulfeto, como os produtos alcalinos usados nos relaxamentos”, explica a técnica da Sweet Hair Professional Adriana Picolo.

De acordo com a dermatologista Flávia Addor, todos os ácidos presentes no produto têm segurança comprovada na pele, mas ela desconhece a eficiência deles nos cabelos.

“O hialurônico tem efeito hidratante, o fragmentado melhora os sinais de envelhecimento, o lático pode ser um agente hidratante e esfoliante, o glicólico é um renovador epidérmico e é bastante usado em peelings, o salicílico é muito usado em peles oleosas e com acne e prescritos em shampoos para combater a caspa. O alfa lipóico é um antioxidante usado no pós-sol e no combate ao envelhecimento”, explica a dermatologista sobre cada um dos componentes.

O shampoo alisante tem contraindicação?

A fabricante do shampoo garante que o produto não tem contraindicações e que pode ser usado até mesmo em grávidas e lactantes, desde que a gestante obtenha a autorização de seu médico para realizar procedimentos químicos.

Já a dermatologista, diz que existem evidências que o ácido salicílico pode afetar a dentição da criança.

Passo a passo: como funciona?

Lavagem do cabelo

O cabeleireiro começa o procedimento lavando o cabelo da cliente com um shampoo anti-resíduos para remover as impurezas e a oleosidade. Depois de enxaguar bem, ele retira o máximo possível do excesso de água com uma toalha.

A quantidade de The First utilizada depende do comprimento e da quantidade de cabelo. O indicado é no mínimo 50 ml.

O produto deve ser passado por todo o comprimento e depois os fios devem ser massageados em movimentos circulares até fazer bastante espuma. É importante não esfregar muito o couro cabeludo, nem utilizar água para ajudar a produzir espuma.

O shampoo deve agir em todo o cabelo por 20 minutos e depois ser totalmente retirado apenas com água. Após esta etapa, é importante secar completamente os cabelos com um secador.

Como fazer a chapinha?

Separe os cabelos em mechas finas e passe a chapinha de 5 a 7 vezes em cada uma das mechas de forma lenta e contínua, da raiz às pontas. A temperatura do aparelho pode variar de 180ºC a 230ºC.

Quanto tempo dura?

Segundo a fabricante, a duração do alisamento varia de 2 a 3 meses (de acordo com o crescimento dos fios), ele não altera a cor do cabelo e o produto é compatível com todas as químicas, ou seja, não impede outros procedimentos como luzes e tintura.

A Sweet Hair Professional explicou ao Bolsa de Mulher porque ele só deve ser usado por profissionais. “Ele deve ser utilizado exclusivamente por profissionais porque os mesmos deverão fazer uma avaliação dos fios, a fim de determinar qual a temperatura a ser utilizada na prancha com o objetivo de não sensibilizar o cabelo por excesso de calor”, comenta Adriana.

Não tivemos acesso à embalagem do produto, mas a empresa afirma que ele está registrado na Anvisa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO