Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Tempere sua saúde com alecrim

19.01.2017
09:13
FONTE: Manuela Biz

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • alecrim
Origem: um integrante das chamadas Ervas de Provence, o alecrim é usado há séculos como tempero e remédio na região mediterrânea. Se espalhou pelo mundo com os colonizadores.

Forma de uso: fresco ou seco. Em assados e cozidos, deve-se colocar na receita antes de levar ao fogo. É bastante comum em marinadas.

Com o que combina: trata-se de um tempero perfeito para todos os tipos de carnes, inclusive as de sabor forte. Ótimo para compor vinagres, manteigas e óleos. Também vai bem em massas e pães.

Com o que não combina: evite acrescentar o alecrim em pratos crus ou saladas frescas, porque seu sabor pode ficar amargo e adstringente demais.

Benefícios nutricionais: a planta é usada há séculos na fitoterapia e tem ação antibacteriana comprovada. Os antigos ainda afirmavam que a erva melhora a memória. De fato, pesquisa recente da Universidade de Saint Louis (Estados Unidos) indica que seus óleos essenciais têm antioxidantes que poderiam proteger as células cerebrais.

Como plantar: o alecrim gosta de solo pedregoso e arenoso, pouca água e muita luz. Por outro lado, ele sofre em altas temperaturas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO