Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Yoga para o cérebro ajuda na memória e concentração

31.12.2015
10:55
FONTE: Elen Lisboa Rodrigues Bellandi

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

É certo que a maioria almeja viver muito, e com saúde. Combater o envelhecimento pode ser uma opção de vida explicitamente, ou um instinto, um impulso, inconsciente. Além dos males físicos como a osteoporose, diabetes, pneumonia, etc, outros vilões do tempo assustam uma era que busca a longevidade.

O envelhecimento cerebral, a perda da memória e a doença de Alzheimer são novos desafios, nem tão novos assim. Ouvimos muita gente dizer, lemos muita matéria e nos defrontamos com muitas pesquisas que garantem que temos que começar a cuidar disso desde cedo. Mas tornar um hábito esse cuidado parece ainda mais difícil do que tomar leite todos os dias, se alimentar bem ou praticar atividades físicas.

Você já deve ter ouvido falar em exercícios e ferramentas para ‘turbinar’ o cérebro. Palavras cruzadas, jogos da memória, quebra-cabeças, posts-its e muitas outras opções à venda na banca de revistas. Mas além destas, outro exercício poderoso pode te auxiliar.

O Superbrain Yoga ou Ioga do Super Cérebro é um misto de exercício e estímulo para o cérebro, que proporciona mais memória, concentração e capacidade intelectual. Trata-se de uma técnica muito potente e eficaz para carregar o cérebro de energia, não apenas indicada para pessoas adultas ou em idade avançada, mas, sobretudo, para crianças e jovens em idade escolar, com autismo, hiperatividade, etc. 

A técnica foi criada pelo Mestre Choa Kok Sui, um filipino engenheiro químico, empresário de sucesso e filantropo internacional, e é baseada nos pontos da acupuntura auricular, em que a orelha representa o corpo humano, combinada com exercícios de agachamento e respiração, ou seja, na Ioga do Super Cérebro o indivíduo pressiona alguns pontos da própria orelha ao mesmo tempo em que faz uma pequena série de exercícios. 

A posição da prática, segundo Choa Kok Sui, serve para criar uma conexão energética entre os lados do cérebro.  Para fazer o Ioga do Super Cérebro, comece colocando a língua no palato e, em pé, afaste os pés na mesma distância do ombros. Aperte o lóbulo da orelha direita com o polegar e indicador esquerdos. Aperte o lóbulo da orelha esquerda com o polegar e indicador direitos. O braço esquerdo deve estar por dentro e o braço direito por fora. Sendo essa a posição correta dos braços.

Na sequência, comece a sessão de agachamentos, inspirando ao descer e expirando ao voltar a ficar de pé. Essa instrução de respiração deve ser seguida sempre. Faça os agachamentos 14 vezes. A Ioga do Super Cérebro pode ser praticada de duas a três vezes por dia. 

No momento da prática, o hemisfério esquerdo se conecta à glândula pituitária ou hipófise, responsável por funções como crescimento, metabolismo, produção de corticoides naturais, etc. E a parte direita se conecta à glândula pineal, que secreta a melatonina, hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo (ciclos circadiano), relógio biológico e o sono.

Inúmeras pesquisas sobre ioga, que combina respiração, postura e meditação, têm apresentado resultados benéficos para a saúde do corpo e da mente. O impacto dessa prática já foi, inclusive, objeto de estudo no National Institute of Mental Health and Neurosciences de Banglore, na Índia. 

No título Superbrain Yoga, de Mestre Choa Kok Sui, testes práticos mostram a eficácia da técnica. Em um estudo piloto realizado em Phoenix, norte de New Jersey, nos Estados Unidos, o terapeuta prânico Glenn Mendoza e a terapeuta ocupacional Raina Koterba acompanharam nove crianças com autismo grave. Eles realizaram a técnica por três semanas e foi possível detectar diversas melhorias. Aquelas que apresentavam hiperatividade grave ficavam calmas após o exercício. Os estímulos sensoriais, que parecem ter pouco efeito em algumas dessas crianças, depois do procedimento do Ioga do Super Cérebro, eram registrados por elas de forma mais apropriada.

Não se pode falar veementemente em cura, afirmar que quem pratica este tipo de ioga não terá um problema de memória ou que as crianças terão problemas emocionais e /ou comportamentais sanados, por exemplo. Mas uma coisa é fato: as pesquisas apontam que quando cérebro e corpo estão em sintonia, há, sem dúvidas, melhora significativa no indivíduo.
 
Elen Lisboa Rodrigues Bellandi é coach pela Erickson College e pela Integrated Coaching Institute (ICI), ambas credenciadas pela International Coaching Federation (ICF), e instrutora internacional de Pranic Healing pelo Instituto Pranaterapia e Pranic Healing de Choa Kok Sui.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO