Mato Grosso, 02 de Dezembro de 2021
Geral
Dicas importantes para dirigir em condições de chuva
24.11.2021

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

Um dos fenômenos meteorológicos que surgem com maior frequência é a chuva. Quando chove, a dificuldade na circulação no trânsito e na direção de um Toyota Yaris SP ou de qualquer outro veículo, aumenta. Todos os motoristas devem evitar os acidentes. Se você quiser evitar surpresas desagradáveis, leve em consideração algumas dicas importantes para poder dirigir na chuva com segurança.

 

Em primeiro lugar, é muito importante que você lembre que a chuva é mais perigosa no início, quando a rua ou estrada ainda não está muito molhada. A mistura das primeiras gotas de chuva com a graxa e a poeira no asfalto, transformam esse chão em uma superfície muito escorregadia e com pouca aderência, realmente muito perigosa para circular tanto com um Toyota Yaris SP como com qualquer outro veículo.

 

Dirigir um veículo em condições de chuva pode se tornar uma tarefa algo perigosa se você não tomar as devidas precauções. O estado do chão se modifica com o avanço da chuva, a visibilidade diminui e, então, tudo pode se complicar...

 

Recomendações para considerar 

oVocê deve aumentar a distância de segurança com os outros veículos que circulam ao seu redor. Acontece que sobre o asfalto molhado o veículo precisa de mais distancia para poder parar sem perigo algum. Então, quando estiver chovendo, é aconselhável dobrar a distância de segurança.

 

oDiminua a velocidade de circulação. A chuva dificulta muito a visibilidade e as condições do caminho, motivo pelo qual é imprescindível que você diminua a velocidade para permanecer em segurança.

 

oEvite frear de repente. Quando chove, as ruas e estadas começam a ficar escorregadias. É por esse motivo que deve se evitar frear. É muito mais seguro ir diminuindo a velocidade de uma forma paulatina, até que o carro consiga ficar parado completamente. É o melhor a fazer quando é preciso parar na chuva.

 

oÉ importante reagir com segurança diante do efeito ‘aquaplanagem’. Esse efeito, conhecido também como ‘aquaplaning’, acontece quando o caro atravessa uma poça d ‘água. O pneu não tem a capacidade de evacuá-la e então, perde o seu contato com o caminho e isso leva a consequente perda de controle do motorista sobre o veículo. Diminuir a velocidade e jamais frear, pegando com muita firmeza o volante, é a chave para conseguir superar o temido efeito ‘aquaplangem’.

 

oManter uma condução tranquila e muito suave. A compulsão e os nervos ao volante são muito perigosos transitando em uma estrada molhada. O melhor é evitar mesmo as mudanças repentinas de direção e de velocidade, além de evitar possíveis freadas.

 

oManter as janelas limpas e livres de vapor. Os vidros de um veículo ficam embaçados com as gotas da chuva e ficam praticamente opacos por esse motivo. É fundamenta usar a velocidade adequada do limpa para-brisas e conectar ao mesmo tempo o sistema de climatização disponível no veículo – como o ar condicionado – para evitar que as janelas fiquem embaçadas e, desse modo desembaciar os vidros.  

 

oVocê deve ligar as luzes de cruzamento ou curtas. Quando está chovendo é imprescindível dirigir com as luzes de cruzamento ou as luzes curtas ligadas, tanto seja para ver como para poder ser visto pelos outros veículos que circulam ao seu redor.

 

oEvite dirigir por sob as linhas ou marcas brancas que há na estrada. Por conta da umidade, o carro perde aderência ao rodar sobre a tinta branca que é utilizada para delimitar as estradas ou marcar o cruzamento dos pedestres.

 

oSeguir a pista do carro que precede ao seu. Quando os pneus passam, secam essa parte da estrada e se você segue o carro que circula na sua frente, você estará conduzindo pela área mais seca da estrada.

 

oMantenha os pneus, os freios e os amortecedor em perfeito estado. Esses elementos do carro permitem uma direção em condições de chuva muito mais fiável e segura.

 

 

O senso comum será sempre a melhor forma de direção em qualquer clima ou condição do tempo. Desse modo, os acidentes poderão ser evitados.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

ARTIGOS RELACIONADOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO