Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Saúde

Os efeitos nocivos da era digital

03.12.2019

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Os efeitos nocivos da era digital

As vantagens da era digital estão amplamente descritas mas são muitos os que questionam os eventuais efeitos nocivos que esta era pode estar a manifestar no ser humano. Venha conhecer alguns destes efeitos.

 

Não existe dúvida de que a era digital alterou por completo a rotina e das vivência das pessoas. Não só no Brasil mas no mundo todo, as mudanças sentidas nas últimas décadas impactaram de uma forma sem precedentes a forma como encaramos o dia-a-dia.

No seio de um mundo em permanente mudança, onde as novidades surgem a cada segundo, estamos imersos numa realidade feita de estímulos permanentes. A variada informação visual e auditiva, a constante busca pela informação nos celulares e computadores, bem como o acompanhamento de todas as tendências, faz de nós seres em constante processo de sinapse e interpretação, que nos leva a estados novos e para os quais não se conhecem, ainda, as consequências de longo prazo.

 

Incapazes de viver sem a mídia social e sem os dispositivos tecnológicos, cada um de nós se rende, com facilidade, a jogos eletrônicos, celulares, tablets e computadores, aproveitando as melhores apps e redes como o Facebook ou o Instagram.

A forma como encaramos os dias depende fortemente destes dispositivos mas a necessidade de inclusão digital não é o único impacto da era digital em nós e na nossa realidade. Venha conhecer alguns dos efeitos nocivos do digital nas nossas vidas.

 

A alteração das questões da privacidade

Hoje em dia, as questões da privacidade têm maior impacto do que nunca, já que vários filósofos e estudiosos da área da psicologia e sociologia têm apontado a possibilidade de que as novas tendências digitais possam estar a privar-nos deste direito, exercendo pressão e escrutínio constante sobre os indivíduos.

 

O Big Brother Brasil (BBB) é um bom exemplo de como nos habituamos a invadir a privacidade alheia, sem sentido de culpa… mas não o único. Exemplos mais discretos, como a constante procura de informações sobre o outro nas redes sociais; ou mais

intensos, como a proposta sistema de crédito social chinês demonstram bem a forma como a privacidade foi minorada pelo uso das novas tecnologias.

 

As mudanças na individualidade humana

A identidade das pessoas é um dos seus aspectos mais importantes, sendo por isso que todos temos um nome e características específicas, que nos tornam únicos e nos distinguem de todos os outros seres humanos.

Embora o mundo digital não nos retire estas características, este tem vindo a exercer uma pressão sobre os seus utilizadores, na medida em que se tornou um gerador de tendências.

Hoje, como podemos perceber, muitos jovens, buscam a integração pela imitação dos exemplos que encontram online.

 

Criação de sentimentos de ansiedade e/ou depressão

Embora a proximidade com o outro seja apontada como uma das vantagens da era digital, muitos estudiosos defendem que a solidão é um sentimento comum das novas gerações.

A ansiedade gerada pela necessidade de integração e aceitação dos pares, bem como o cansaço psicológico gerado pela constante presença de estímulos é também responsável por sentimentos de ansiedade e permanente cansaço.

Todas estas situações são parcialmente responsáveis pelo aumento ao qual se tem assistido nos números de casos de depressão e suicídio entre Millennials.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

ARTIGOS RELACIONADOS

ENVIE SEU COMENTÁRIO