Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Incidência da mosca branca em Lucas do Rio Verde preocupa técnicos agrícolas

17.01.2014
16:52
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A grande incidência da mosca branca nas lavouras e hortas de Lucas do Rio Verde tem chamado a atenção do setor produtivo. Diferente de outros anos, a praga antecipou e ampliou sua presença nas mais diversas culturas.

A engenheira agrônoma Aline Freitas, da Secretaria de Agricultura do município, acredita que a incidência é resultado de algum descontrole ambiental. Ela explica que no ano passado a maior presença da praga ocorreu no mês de março. “Tem bastante gente colhendo soja e ela está vindo para essas outras áreas que ainda tem o soja verde, que ainda não está pronto pra ser colhido. Depois que colher esse soja ela vem pro milho e pras hortaliças também”, explicou.

Os prejuízos que a mosca branca pode acarretar podem chegar à perda de até 15 sacas de soja por hectare. “É um inseto que suga a seiva e injeta toxina, transmitindo doenças viróticas”, destaca a engenheira. “Voltado pras hortaliças, quando ela o tomateiro, por exemplo, quando ela transmite o vírus fica impossível controlar, porque o vírus está instalado e aí é só eliminar a planta”, acrescenta.

Em razão da facilidade com que migra de ambientes, a mosca branca acaba se tornando uma praga de difícil controle. Segundo Aline, através das correntes de ar a mosca branca chega a voar até 7 km. “O que a gente tenta fazer é o controle preventivo, pra ela não entrar na área, fazer o controle cultural, através de barreiras de quebra vento, com eucalipto, e o controle químico, que é a última etapa”, orienta.

A engenheira alerta que o descontrole com as pragas não restringe à mosca branca. Aline Freitas lembra que em 2013 o percevejo se transformou em pesadelo para o setor agrícola. “Agora nós temos mosca branca”, assinala.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO