Há 25 anos, em 23/02/1991 foi inaugurado em Sinop o Hospital Santo Antônio, fruto do trabalho do então Bispo Diocesano Dom Henrique Fröhlich, do Mons. Karl Manfred Thaller e do médico Alemão Dr. Josef H. Wennemann, com o ideal de abrir uma porta para atender as pessoas que não tinham condições de pagar pelo atendimento médico.
Mantido pela Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, o Hospital leva o nome do padroeiro da cidade. A gestão da Fundação é feita por um Conselho Curador composto de 35 pessoas que representam os vários segmentos da sociedade sinopense.
Apesar das dificuldades enfrentadas, esse jubileu de 25 anos é um momento de agradecimento a todos que contribuíram para a realização do sonho dos idealizadores e de celebração com as pessoas que, graças à existência do Hospital Santo Antônio, continuam com vida e saúde.
Celebração com aquelas mães que deram à luz a seus filhos nesse Hospital, só em 2015 foram 3.449 crianças, uma média de 10 crianças nascidas todos os dias.
Celebração com aquelas pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos, só nos últimos 2 anos foram mais de 11 mil cirurgias, os profissionais da saúde chegando a fazer 36 cirurgias em um único dia. Celebração com os pacientes que no Hospital Santo Antônio fazem tratamento de câncer, não tendo que se deslocar para a capital ou outros estados.
Hoje o Hospital Santo Antônio conta com 141 leitos próprios (sendo 10 leitos de UTI Adulto e 10 leitos UTI Neonatal e pediátrica) uma equipe com aproximadamente 120 médicos e mais de 500 funcionários. É a maior unidade de saúde do Norte do Estado de Mato Grosso e uma das maiores do Estado, tornando-se referência para a região, atendendo pacientes do SUS, convênios e particulares.
O Hospital é referência em neurocirurgia, traumatologia, oncologia clínica e cirúrgica, nefrologia, cirurgia bariátrica, pneumologia, UTI infantil e adulto e gravidez de alto risco.
Hoje o Hospital Santo Antônio orgulha-se de dispor de um Serviço de Cardiologia de ponta (adulto e pediátrico), do básico ao avançado, com destaque o serviço de 24 horas de hemodinâmica (Cateterismo Cardíaco) e cirurgia cardíaca.
Também conta com serviços de cirurgia plástica estética e reparadora, bem como procedimentos endoscópicos como: colonoscopia, endoscopia, broncoscopia. Além de Laboratório de Análises Clínicas, Serviços de Radiologia com equipes qualificadas e com equipamentos de última geração.
Para manter a qualidade o Hospital conta com o setor de formação continuada para os colaboradores e é um dos poucos hospitais que tem implantado o núcleo de segurança do paciente.
E para os próximos 25 anos?
Além de ampliações, novas Utis, centro cirúrgico e novos leitos, será buscado concretizar a implantação do Hospital do Câncer junto ao Hospital Santo Antônio. O primeiro passo já foi dado através do plano de expansão do Ministério da Saúde, que fará a instalação da radioterapia e braquiterapia, integrado a ala oncológica (quimioterapia) já existente no hospital.
Com sentimento de dever cumprido e com olhar para uma saúde de qualidade é que o Hospital Santo Antônio comemora 25 anos de existência neste dia 23/02/2016, sempre com objetivo de utilizar todos os recursos possível para salvar e preservar a VIDA humana.