Mato Grosso, 08 de Maio de 2021
Nacional / Internacional
Abertas as inscrições da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas
21.04.2021
07:35
FONTE: Tatiana Alves, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Após adiamento provocado pela pandemia de Covid, foram reabertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

 

O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada,  Marcelo Viana, comemorou o retorno das inscrições para o evento, que neste ano traz mudanças no regulamento.

 

A primeira novidade se refere às provas da fase inicial, que não serão mais realizadas num só dia, mas ao longo de um mês. As escolas terão de 30 de junho até 3 de agosto para aplicar os exames.

 

Alunos que em 2020 estavam no terceiro ano do ensino médio, saíram da educação básica, e não tiveram a chance de fazer a olimpíada, desta vez vão poder participar.

 

Para passar à segunda fase, eles terão que ter, pelo menos, a mesma nota dos alunos da escola que estão no terceiro ano do ensino médio.

 

O cartão-resposta dos classificados para a segunda fase deverão ser enviados pelos correios ou por aplicativo entre 1º de julho e 11 de agosto. Os resultados finais, com a lista de premiados, serão divulgados no dia 18 de janeiro de 2022.

 

Maior olimpíada científica do país, a Obmep reuniu mais de 18,2 milhões de estudantes na edição de 2019, abrangendo 99,71% dos municípios do Brasil. A competição é voltada para alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, além das unidades de ensino particulares.

 

O exame acontece em duas fases, divididas por grau de escolaridade: a primeira é composta por 20 questões de múltipla-escolha  e, a segunda,  por uma prova discursiva.

 

O prazo inscrição vai até o próximo dia 30, no site www.obmep.org.br.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO