Mato Grosso, 25 de Novembro de 2025
Mato Grosso

ALL planta 5 mil mudas de árvores no terminal de Alto Araguaia

15.01.2013
07:28
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A América Latina Logística (ALL) efetuou no final de dezembro de 2012 o plantio de 5 mil mudas de árvores em diversos pontos junto ao terminal no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). A ação foi promovida pela área de Licenciamento e Conformidade Ambiental da concessionária em parceria com a CIA Ambiental.

Além de contribuir para o meio ambiente, o objetivo é de realizar um cortinamento vegetal bem como fazer a arborização interna da estação ferroviária. As mudas foram produzidas no viveiro municipal de Itiquira (325 km ao Sul de Cuiabá), reestruturado graças a uma parceria entre a prefeitura daquele município, CIA Ambiental e a companhia. As mudas também são destinadas para programas ambientais desenvolvidos ao longo do prolongamento da malha férrea no Projeto de Expansão Malha Norte.

O plantio em Alto Araguaia iniciou no dia 18 de dezembro e foi concluído no dia 28 do mesmo mês. Todas as mudas são de espécies nativas do cerrado mato-grossense. Segundo Carlos Rufino, técnico de Projetos em Revegetação da CIA Ambiental, as datas foram escolhidas justamente para aproveitar o período chuvoso, que torna-se mais intenso na região a partir da segunda quinzena de dezembro. A etapa inicial do plantio foi acompanhada de perto pelo gerente de terminais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Ivandro Paim e pelo técnico em Segurança, Lúcio Torquato Silva.

De acordo com a analista ambiental Stéfani Gabriele Age, o plantio também foi feito sob a perspectiva de neutralização de carbono que tem como objetivo combater o aquecimento global. “Sem dúvida é uma forma de minimizar o impacto da atividade diária do terminal. Além disso, auxilia a fixação de carbono gerado pelo empreendimento e forma barreiras para o vento, deixando o ambiente muito mais bonito e agradável”, acredita.

Entre os diversos resultados desejados, a analista ambiental destaca que o plantio das árvores vai melhorar o aspecto estético do local. “Visualmente melhora o paisagismo, facilitando o desenvolvimento da vida silvestre e a reconstituição natural do local. O intuito do plantio é buscar a harmonização do empreendimento implantando cortina vegetal e bosques nativos”, concluiu.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO