Mato Grosso, 07 de Maio de 2025
Mato Grosso

Americana do Norte inicia luta para ser elevada à categoria de distrito de Tabaporã (MT)

15.07.2013
17:01
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os moradores de Americana do Norte participaram neste domingo (14), de uma audiência pública para discutir a elevação da comunidade à distrito de Tabaporã, cidade à qual é ligada e para a qual são revertidos os impostos arrecadados.

Fundada pelos irmãos João e Nelson Konzen em 2004, inicialmente como uma vila para acomodar os funcionários da madeireira de propriedade de ambos, cresceu, recebendo comércio e prestadores de serviço. Atualmente cerca de 700 pessoas moram no local, às margens da rodovia MT-220.

A distância do município sede, cerca de 100 km, preocupa os moradores que se sentem abandonados em áreas estruturais como saúde e educação, daí a luta para deixar de ser um bairro e conseguir o status de distrito, abrindo a possibilidade da destinação de recursos diretamente para a localidade, através de programas dos governos estadual e federal.

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB), participou da discussão junto à comunidade. Para ele, é fundamental que todos estejam unidos em torno de um só objetivo, melhorar a vida da população. “A luta pela elevação de Americana do Norte em distrito de Tabaporã não pode ser vista como um movimento separatista. Todos têm direito de lutar por uma vida melhor. Os moradores de Americana (do Norte) querem e precisam de melhorias. Não é justo que tenham de se deslocar até 200 km para conseguir atendimento na saúde, por exemplo,” disse o parlamentar.

Nilson Leitão se dispôs a ajudar como interlocutor dos moradores cobrando as melhorias junto às autoridades.

Uma comissão de moradores deve pedir aos vereadores de Tabaporã a apresentação do projeto de criação do distrito, uma vez que a prerrogativa é dos legisladores do município sede.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO