Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Aprosoja-MT lamenta morte do pioneiro na pesquisa e no desenvolvimento da soja no Estado, Munefumi Matsubara

07.09.2019
12:17
FONTE: ExpressoMT com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Munifumi Matsubara

    Seo Muni faleceu em Sinop na madrugada deste sábado, aos 81 anos - Foto: Reprodução

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) lamenta profundamente o falecimento de um dos pioneiros pesquisadores do plantio de soja no Estado, Munefumi Matsubara, na madrugada deste sábado (7).

 

Aos 81 anos, seo Muni, como era conhecido, faleceu em Sinop, onde morava nos últimos anos e estava hospitalizado. Ele foi um dos primeiros produtores a cultivar soja em Mato Grosso, em sua fazenda no município de Sorriso.

 

Seu legado, de introduzir o cultivo da soja na agricultura tropical, com investimentos próprios vultuosos em pesquisa, é reconhecido mundialmente. Ele foi um dos primeiros a fazer o plantio direto da soja e também se destacou no cultivo de arroz em Mato Grosso.

 

Em nome de sua vasta contribuição para o setor, a Aprosoja o homenageou, em 2015, com a entrega do troféu O Cultivador."É uma perda enorme e lamento profundamente. Ele foi um visionário, sacrificou parte do patrimônio para viabilizar a pesquisa sobre a soja. Deixa um grande legado e reconhecimento de todos os produtores de Mato Grosso", comentou o presidene da Aprosoja-MT, Antonio Galvan, a tomar conhecimento sobre o falecimento.

 

Matsubara também recebeu homenagens em outros municípios, como em Lucas do Rio Verde, pela contribuição que deu para o desenvolvimento do agronegócio na cidade. Em 2008, seo Muni foi agraciado com o Mérito O Semeador, prêmio dado a cada edição de realização do Show Safra BR 163.

 

Em Sinop, foi decretado luto oficial de três dias. O velório acontece na cidade neste sábado e, no domingo, ocorre o sepultamento em Maringá (PR), para onde será transladado.

 

A Aprosoja-MT reforça seu sentimento de pesar e solidariza a familiares e amigos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO