Mato Grosso, 19 de Junho de 2024
Mato Grosso

Assistência Social: Lucas do Rio Verde lidera ranking do IDSUAS em Mato Grosso

13.05.2024
09:41
FONTE: Ascom Prefeitura

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 90a34801f361cd02b54b26c312231776

Lucas do Rio Verde foi qualificada com a maior nota no Índice de Desenvolvimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de todo o estado de Mato Grosso. Dos 141 municípios avaliados, o município luverdense foi avaliado em primeiro lugar, considerado um índice alto com a nota 9,19.

 

Lucas do Rio Verde também ficou acima da média do estado, que é de 6,14. 

 

"Não só eu como toda equipe recebemos essa notícia com muita alegria! O SUAS foi um instrumento criado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, e sempre com o objetivo de fortalecer a funcionalidade e, também, a operacionalidade do serviço em todo o nosso estado. Quando chegou a notícia para nós, que a gente viu que nós conseguimos ficar em primeiro lugar, é o comprometimento e a competência de toda a nossa equipe, que não mede esforço para fazer sempre o melhor pela nossa sociedade. Todos nós estamos muito felizes por isso", comemorou a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro. 

 

“O mérito é de toda equipe à frente da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde. São profissionais sérios, capacitados e preparados para lidar com o ser humano, tratar as questões da vulnerabilidade social e o resultado está sendo visto e reconhecido”, reforçou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

 

O IDSUAS-MT é um instrumento criado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com o objetivo de fortalecer a funcionalidade e operacionalidade do Sistema em todo o Estado. 

 

Para se chegar a um resultado, é utilizada uma metodologia de cálculo que analisa dois critérios:

 

Índice de Funcionalidade: avalia aspectos relacionados à gestão do SUAS e controle social, tais como aprovação da Lei do Suas na localidade, Plano Municipal de Assistência Social atualizado, proporção de municípios que alocam recursos próprios no Fundo Estadual de Assistência Social;

 

Índice de Operacionalidade: avalia o preparo e qualidade das ofertas do Suas nos municípios, como o desempenho dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), e os serviços de acolhimento no estado.

 

No item funcionalidade, Lucas do Rio Verde atingiu a nota 0,967. Em operacionalidade, 0,872. Pelo cálculo final, soma-se o índice funcionalidade + operacionalidade e divide-se por 2, obtendo a nota 0,919. De 0 a 10, o IDSUAS avaliou o município em 9,19. 


Índice de Desenvolvimento do SUAS - MT

Média do estado de Mato Grosso – 6,14

 

Ranking dos municípios mato-grossenses (141):

 

1º lugar: Lucas do Rio Verde  


Funcionalidade: 0,967  Operacionalidade: 0,872  Média: 9,19

 

2º lugar: Água Boa 


Funcionalidade: 0,934  Operacionalidade: 0,804  Média: 8,69

 

3º lugar: planalto da serra 


funcionalidade: 0,900  Operacionalidade: 0,817  Média: 8,59

 

4º lugar: Campo Novo do Parecis 


Funcionalidade: 0,900 Operacionalidade: 0,766  Média: 8,33

 

SUAS (Sistema Único de Assistência Social) 

 

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. A assistência social é parte do Sistema de Seguridade Social, apresentado pela Constituição Federal de 1988. O SUAS é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e está previsto e regulamentado na lei federal nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

 

O Índice de Desenvolvimento do Suas (Sistema Único de Assistência Social) pode ser acessado na íntegra no link: 

 

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNTRiODU4NGUtNTI2Ny00MDY5LWJiYjMtODE2MDIxMzYzMDFlIiwidCI6ImZlODVjYTZjLWU0ODYtNDVlOC05NmYxLWZkNGZhNjYxM2QzNSJ9

 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO