Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Atividades são suspensas em agências dos Correios em MT após confirmação de Covid-19 em trabalhadores

03.06.2020
08:32
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • A medida vale até que passem por desinfecção e todos os trabalhadores sejam testados.

    Agências dos Correios devem passar por desinfecção — Foto: Nathalia Lorentz/G1

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso determinou que a suspensão das atividades em agências dos Correios em três municípios. A decisão foi proferida após a confirmação de casos de Covid-19 entre trabalhadores destes locais.

 

Por meio de nota, a assessoria dos Correios informou que já foram adotadas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde e o bem estar de todos os empregados. Leia a nota na íntegra no final da matéria.

 

Ficarão fechados os centros de distribuição de Barra do Garças e do Bairro Vista Alegre, em Cuiabá. A unidade de Pontes e Lacerda também terá os serviços paralisados.

 

A medida vale até que passem por desinfecção e todos os trabalhadores sejam testados.

 

De acordo com a decisão, os testes devem ser custeados pela empresa e, até que os resultados sejam entregues, os trabalhadores devem fazer trabalho remoto, sem prejuízo da remuneração.

 

Os testes são necessários já que os empregados com resultado positivo para Covid-19 trabalharam até a realização do exame, com livre circulação no ambiente de trabalho, sendo possível, portanto, que o vírus tenha sido transmitido.

 

A desinfecção do local deve ser realizada por empresa especializada, conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso a empresa não cumpra as determinações da Justiça do Trabalho, pagará multa de 50 mil reais.

 

Segundo a decisão, é urgente a adoção de medidas que visem a prevenção do contágio da doença.

 

Até esta terça-feira (2), foram registradas mais de 2,6 mil casos de Covid-19 em Mato Grosso. Já são 75 mortes em decorrência da doença.

 

Leia a nota dos Correios na íntegra:

Os Correios vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, todos os empregados têm acesso a álcool em gel e máscaras laváveis.

 

Foram instalados, ainda, painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento e também está sendo providenciada a vacinação contra gripe para todos os empregados. Dessa forma, a estatal tem garantido a prestação dos serviços postais, considerados essenciais pelo Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República.

 

Os Correios estão acompanhando a situação de saúde dos seus empregados, prestando o apoio necessário e, também, atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais.

 

Ocorrendo a suspeita de contaminação entre os empregados, a empresa providencia ações de sanitização em todo o ambiente da unidade e o afastamento imediato da pessoa que possa estar infectada.

 

Diante desse cenário, assim como todos as empresas que estão realizando atendimento presencial ao público, os Correios também estão promovendo adequações nas operações para garantir o funcionamento e o acesso aos serviços postais.

 

Eventuais casos de inconformidades ou contratempos nos serviços de entregas, quando reportados à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento, estão sendo prontamente averiguados e solucionados.

 

Sobre as ações judiciais, a empresa está ciente e reitera que já adotou as medidas preventivas que o momento exige para preservar a saúde e o bem estar de todos os empregados.

 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO