Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Aurora do Tocantins tem o 3º menor rio do mundo e 200 cavernas como atração para quem curte desafio físico

16.10.2020
09:18
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Descubra o Brasil: série vai mostrar destinos que merecem ser mais conhecidos, mas que ainda estão no radar apenas de viajantes que já buscam roteiros diferentes.

    Rio Azuis também é uma das atrações da região — Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins

O Descubra o Brasil vai apresentar nos próximos três meses destinos que já estão no radar dos viajantes que apreciam roteiros diferentes, mas que merecem ser mais conhecidos. A primeira cidade da série é Aurora do Tocantins, no sudeste do estado, que agrada quem curte viagens com caminhadas e algum desafio físico.

 

O roteiro é marcado por trilhas e cachoeiras. A cidadezinha, de menos de 4 mil habitantes, segundo o IBGE, está a 473 km de Brasília (DF) e a 530 km de Palmas, capital do Tocantins, mais conhecido por abrigar o Jalapão. O lugar faz parte das Serras Gerais, região tocantinense com outras cidades onde é possível fazer turismo de aventura.

 

Os trajetos para Aurora do Tocantins podem feitos de carro ou de ônibus a partir de Brasília ou Palmas, em pouco mais de seis horas em ambos os casos.

 

Sol mais tarde

As primeiras instalações da cidade de Aurora foram erguidas em 1818, com a fazenda Barreira dos Cavalos. Mais tarde, outras pessoas começaram a morar nas redondezas.

 

O lugar ficou conhecido como Saco de Nosso Senhor do Bonfim, padroeiro da localidade até hoje. Sua festa é celebrada em 29 de setembro.

 

O nome da cidade surgiu por causa de uma característica curiosa. Aurora, que significa nascer do sol, é o único município do estado onde o sol nasce mais tarde. Por conta da Serra Geral, que rodeia a localidade, a cidade demora mais do que as outras a receber a luz diurna.

 

Entre as atrações locais há montanhas, cânions, mirantes, grutas e cavernas. No entanto, um dos locais mais procurados e um dos pontos turísticos mais frequentados do Tocantins é o rio Azuis, o menor do Brasil e da América Latina e o terceiro menor do mundo.

 

Além dos 147 metros (algo como percorrer um quarteirão de rua), o Azuis derrama 0,5 metros cúbicos de água por segundo. Com águas transparentes e pedras em seu leito de cor azul-esverdeado.le está situado às margens da TO-110. É um dos pontos turísticos mais frequentados no estado, possui

 

No ano passado, o rio foi interditado para banho depois de uma fiscalização encontrar problemas ambientais, mas foi reaberto para visitação após acordo para regularização.

 

200 cavernas e corredeiras em boias

Na região, são mais de 200 cavernas catalogadas, e os rios Sobrado e Palma são percorridos em boia por quem gosta de corredeiras.

 

Há serviço de guia disponível na região. Alguns dos passeios são dentro de propriedades particulares.

 

Bares e restaurantes oferecem frango caipira com pequi, baião de dois, carne de sol e costela com mandioca - pratos que estão ligados à gastronomia do Tocantins.

 

O sinal de telefone pode ficar fraco ou sumir em alguns passeios. Não existem bancos na cidade e poucos estabelecimentos aceitam cartão. Então, é preciso se programar para levar dinheiro em espécie.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO