Será enterrado nesta quinta-feira (17), o corpo do bebê de sete meses que morreu engasgado ao engolir um pedaço de PVC em um berçário de Cuiabá. Arthur Zuchieri Silva estava internado desde a última sexta-feira (11), quando se recuperava de uma cirurgia que retirou o objeto da garganta dele. Porém, o quadro de saúde do bebê piorou e ele morreu nesta quarta-feira (16), informou os familiares ao G1.
De acordo com a madrinha da criança, Tania Bressan, a peça que a criança engoliu poderia ter saído de um ventilador que foi instalado no berçário no dia do incidente. “A diretora [do berçário] estava perto da criança quando notou que ela estava roxa e não conseguia respirar direito. O bebê passou por seis hospitais e os médicos não sabiam o que fazer, pois não tinham o equipamento [bronquioscópio] e o médico especializado para realizar a cirurgia de retirada do objeto'', informou.
Ainda segundo Bressan, o bebê só foi internado um dia depois do incidente. “O bebê estava o tempo todo no colo e a médica deste hospital disse que não havia necessidade de internação porque ela estava conseguindo respirar”, afirmou a madrinha do bebê.
Em um outro hospital particular, Arthur foi submetido a uma tomografia que constatou que um objeto estava atravessado na traqueia dele e, por conta disso, precisaria passar por uma cirurgia. “Quando ficamos sabendo do incidente foi um desespero. A diretora da escola ligou para a mãe informando que o bebê tinha engasgado, mas que já estava prestando socorro. Até o momento não sabíamos da gravidade'', disse.
O otorrinolaringologista Dergan Baracat realizou a cirurgia em um dos hospitais particulares procurados pela família. Ele informou ao G1 que a cirurgia foi bem sucedida e, assim que o procedimento foi finalizado, a criança passou a respirar com ajuda de aparelhos.
Depois de operado, o bebê foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia, última unidade hospitalar a prestar atendimento à criança. De acordo com a Santa Casa de Misericórdia, Arthur sofreu embolia pulmonar nesta quarta-feira e morreu. A família registrou um boletim de ocorrência na Central de Flagrantes da capital. A Polícia Civil irá apurar as circunstâncias que desencadearam a morte do bebê. A conduta dos médicos e responsáveis do berçário será investigada.
O enterro do bebê está previsto para ser realizado às 10h (horário de Mato Grosso) desta quinta-feira. A família ainda não definiu, até o fechamento da reportagem, o local do enterro.