Mato Grosso, 08 de Maio de 2021
Mato Grosso
Biblioteca Monteiro Lobato celebra Dia Internacional do Livro com programação especial
20.04.2021
16:38
FONTE: Ascom Prefeitura/Aline Albuquerque

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

    Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Páginas coloridas que mostram a possibilidade de vários novos mundos serem descobertos: esse é um dos benefícios que a leitura é capaz de trazer, não só para as crianças, mas para gente de qualquer idade. 

 

No último domingo, 18 de abril, foi celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil e nesta sexta-feira, 23, é comemorado o Dia Internacional do Livro. A primeira data faz menção ao aniversário do escritor Monteiro Lobato, referência nacional na literatura infantil. Já o Dia Mundial do Livro foi uma escolha da Unesco como forma de incentivar e celebrar a leitura, além de também homenagear os autores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616. 

 

Como forma de incentivar a leitura na cidade, Lucas do Rio Verde conta com três pontos de leitura, a Biblioteca Central Monteiro Lobato, a Biblioteca Container, no bairro Jaime Seiti Fujii, e o Ponto de Leitura, no Tessele Junior. 

 

O número de crianças que leem aumentou de 2015 a 2019, quando 48% relataram ter esse hábito por gosto, conforme a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil. Um dos frequentadores da Biblioteca é o pequeno Jean Azevedo, de 7 anos, fã das histórias ilustradas desde muito cedo, graças ao incentivo dos pais. A mãe, Ana Freira, que é professora no Centro de Educação Infantil Aquarela, se orgulha das pequenas conquistas do filho. 

 

“Sou apaixonada pela leitura e o mundo dos livros. Comecei a perceber que poderia melhorar a vida do meu filho, assim como tem melhorado a minha vida. Quando não há, a leitura na vida de uma criança faz muita falta”, comentou Ana. 

 

O acervo disponível ao público engloba todas as faixas etárias e pessoas com deficiências visual ou auditiva. A biblioteca também trabalha na criação de políticas públicas de fomento e incentivo à leitura 

 

“As habilidades que se desenvolvem pela leitura, contação de histórias, da escuta atenta, são habilidades que podem preparar, desde a infância, para que a criança se torne um adulto melhor. Será um adulto que sabe falar, escutar, articulado e que saiba se expressar”, explicou a bibliotecária Anelise Duarte. 

 

Confira a programação da semana em homenagem ao Dia do Livro:

20/04 - Participação da Live da Semana do Livro promovida pelo Clube do Livro de Lucas do Rio Verde sobre a importância do livro

22/04 - Participação da Live da Semana do Livro promovida pelo Clube do Livro sobre a importância das Bibliotecas e do Bibliotecário

 

23/04 - Podcast com Emília sobre Monteiro Lobato e o universo da Literatura Infantil 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO