Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Bolsonaro assina decreto que autoriza a privatização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

15.04.2021
09:16
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, assinaram, nesta quarta-feira, um decreto que coloca o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e outros oito parques nacionais no programa de privatizações do governo federal, conhecido como PND, Programa Nacional de Desestatização.

 

A medida qualifica as nove unidades de conservação ambiental para o PPI, Programa de Parceria e Investimentos, concedendo à iniciativa privada a possibilidade de realizar a prestação dos serviços públicos de apoio à visitação destas áreas, o que prevê o custeio de ações de apoio à conservação, à proteção e a gestão.

 

Além do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a iniciativa prevê a privatização do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Bonito, no vizinho estado de Mato Grosso do Sul.  

 

Em dezembro de 2020, o Ministério da Economia já havia emitido um parecer favorável à concessão dos parques ou unidades de conservação à iniciativa privada por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial da União.

 

 

Em fevereiro deste ano, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu um programa amplo de privatizações que incluísse parques por todo o país.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO