Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Politica

Bolsonaro confirma criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso, em Sinop

07.10.2021
07:46
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Reprodução

    Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro confirmou ao senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, durante reunião no Palácio do Planalto, que dará sinal verde à criação de novas universidades e institutos federais de ensino, entre elas, a Universidade Federal do Norte de Mato Grosso, com sede em Sinop.

 

Uma cerimônia que vai acontecer no dia 15 de outubro, dia dos professores, em Brasília, vai marcar o lançamento da proposta de criação dos novos centros de ensino.

 

Para Wellington, atual relator do Orçamento do ano que vem na área de Educação, a iniciativa de desmembrar a Universidade Federal de Mato Grosso e emancipar o campus de Sinop dará maior autonomia à região.

 

Ao lado de Fagundes, o presidente Jair Bolsonaro foi objetivo ao confirmar a criação da Universidade do Norte de Mato Grosso. Ele se limitou a saudar a população de Sinop.

 

Por outro lado, o senador Wellington Fagundes garantiu que vai trabalhar pela recomposição dos recursos necessários para a emancipação e pela aprovação do projeto de Lei, de autoria dele, que autoriza o Governo Federal a criar o campus universitário, dispondo ainda sobre sua estrutura organizacional, administração superior, patrimônio, recursos financeiros e quadro docente.

 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, já havia confirmado o apoio do MEC à iniciativa, durante visita a Mato Grosso na semana passada. Na ocasião, o ministro esteve em Sinop e avalizou a criação da universidade do nortão.

 

 

Vale lembrar que o senador Wellington tem experiência na criação de novas universidades por emancipação, já que foi um dos maiores responsáveis, em um trabalho de quase uma década, pela criação da Universidade Federal de Rondonópolis, também desmembrada da UFMT.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO