Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Brasil é o 2º pior de ranking mundial em nº de computadores por estudante e 52º colocado em conectividade das

29.09.2020
09:37
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • País ficou à frente só do Marrocos, e abaixo de países como Albânia e Kosovo, em quantidade de equipamentos por aluno na escola, segundo relatório "Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso", feito com base em dados do Pisa 2018 .

    Mesma aula que acontece na escola é transmitida pela internet para os alunos que estão em casa — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

O Brasil é o segundo país com a menor quantidade de computadores por estudante na escola em um ranking de 79 países e territórios feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e divulgado nesta terça-feira (29).

 

De acordo com o levantamento, na classificação dos países pelo percentual de computadores nas escolas conectadas à internet, o Brasil aparece na 52ª colocação.

 

Em ambos os rankings, o Brasil está abaixo da média entre todos os analisados: 23ª posição em número de computadores por estudante na escola e 41º em percentual de equipamentos conectados à internet.

 

Os dados são do estudo "Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso", relatório feito a partir de dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) 2018.

 

34% dos alunos de 15 anos no Brasil repetiram de série ao menos uma vez na escola, diz pesquisa da OCDE

Em número de computadores por estudante na escola, o Brasil fica à frente apenas do Marrocos. Além desses dois países, aparecem nas cinco últimas posições Albânia (75º colocado), Montenegro (76º) e Kosovo (77º). Todos esses cinco países têm 0,2 computador por estudante ou menos (0,1 é a pontuação de Brasil e Marrocos, por exemplo), segundo dados do Pisa.

 

Já os primeiros cinco colocados desse ranking são Luxemburgo, único da lista com mais de 1,5 computador por aluno, Reino Unido, Estados Unidos, Macau (China) e Nova Zelândia.

 

Apesar de fazer referência a 79 países e economias como integrantes desse ranking, alguns sistemas de ensino não são países independentes. Por exemplo: Macau, Hong Kong e quatro províncias agrupadas da China continental (Pequim, Xangai, Jiangsu e Zhejiang) recebem três notas diferentes. Além disso, a média dos países da OCDE também aparece no ranking.

 

Internet nas escolas

Quanto à conectividade das escolas, medida pelo percentual de equipamentos na escola conectados à internet, o Brasil é o 52º colocado no ranking de 79 sistemas de ensino. Ficando à frente, nessa classificação, de países como Israel (58º colocado), e vizinhos da América do Sul, como Colômbia (71º) e Argentina (72º).

 

Os cinco primeiros colocados desse ranking são, pela ordem, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Estados Unidos e Estados Unidos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO