Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Cacique Raoni será homenageado pela Escola Gaviões da Fiel no desfile deste ano

14.01.2022
09:18
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Kamikia Kisedje

    Foto: Kamikia Kisedje

O Cacique Raoni, de 92 anos, será uma das personalidades homenageadas no samba enredo da Escola de Samba Gaviões da Fiel, de São Paulo, no Carnaval deste ano

 

Com o título “Basta! ”, a escola vai levar para a avenida uma crítica social sobre temas que estão em debate no cenário atual do país e do mundo, entre eles a causa indígena.

 

A Gaviões da Fiel, formada por integrantes da torcida do time do Corinthians, é uma das principais escolas de samba de São Paulo.

 

O samba de enredo da Gaviões faz homenagem ao Cacique Raoni, liderança indígena de Mato Grosso, respeitado em todo Brasil e no Mundo.

 

A música faz menção a Raoni, no trecho que cita às minorias que diariamente são oprimidas por uma “pátria mãe hostil”.

 

Trecho do Samba Enredo da Gaviões da Fiel

 

Líder indígena Kayapó, nascido no nortão de Mato Grosso, em 1930, o cacique Raoni é mundialmente conhecido por reivindicar os direitos indígenas e por sua intensa mobilização contrária à construção de usinas hidrelétricas na região amazônica. 

 

O cacique também teve uma atuação destacada durante o processo da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, que garantiu direitos fundamentais para os povos indígenas com respeito à demarcação de terras.

 

Foi neste período também que o cacique ganhou notoriedade mundial após realizar uma turnê com o cantor britânico Sting.

 

Com o apoio internacional, Raoni criou organizações não governamentais como a Fundação Mata Virgem para proteger as florestas e os índios.

 

 

Mesmo com o cancelamento do carnaval de rua de São Paulo, a expectativa é que a Gaviões da Fiel desfile no Sambódromo do Anhembi, no carnaval deste ano, entre os dias 26 de fevereiro e primeiro de março.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO