Mato Grosso, 09 de Maio de 2025
Nacional / Internacional

Charlie Brown Jr prepara CD inédito, reedições e tributos para Chorão

12.03.2013
12:33
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr.

A morte de Chorão, na semana passada, deixou no ar uma dúvida na cabeça de muitos fãs da banda: e agora, como será o futuro do Charlie Brown Jr? Uma semana após a morte do vocalista, o que se sabe até o momento é que há um disco de inéditas finalizado e pronto para sair. A Radar Records, que lançou "Música popular caiçara" (2012), tem a pretensão de colocar o trabalho no mercado. Além disso, a EMI vai reeditar os dois primeiros discos do Charlie Brown Jr, lançados em 1997 e 1999, respectivamente.

Ainda que seja cedo para falar em homenagens, artistas como Raimundos e Tico Santa Cruz já interpretaram canções do Charlie Brown Jr. após a morte de Chorão, no programa "Altas Horas", da TV Globo. O festival Planeta Atlântida, que tem edições catarinense e gaúcha, diz que pretende homenagear o cantor na edição de 2014.

A gravadora EMI, responsável pela maior parte do catálogo do Charlie Brown Jr, vai relançar os dois primeiros álbuns do grupo, "Transpiração contínua prolongada" (1997) e "Preço curto... prazo longo" (1999). Os discos chegam às lojas no final de março ou começo de abril. A estreia vendeu pouco mais de 500 mil cópias e o segundo totaliza 464.560 unidades comercializadas. A assessoria da EMI informou ao G1 que as reedições não serão remasterizadas e não terão faixas bônus ou músicas ao vivo. Segundo a gravadora, a ideia é ser "fiel" aos discos originais.

Os dois primeiros discos trazem os principais hits do Charlie Brown Jr. "Transpiração contínua prolongada" tem "Proibida pra mim", "O coro vai comê!", "Tudo que ela gosta de escutar", "Gimme o anel" e "Quinta-feira". Os sucessos de "Preço curto... prazo longo" são "Confisco", "Zóio de lula", "Te levar" e "Não deixe o mar te engolir".

A assessoria do Charlie Brown Jr ainda não confirma se o grupo continuará sem Chorão ou se a banda pretende prestar uma homenagem ao vocalista. O baixista Champignon disse, em Santos, que o grupo tem um disco inteiro de inéditas. "A gente já estava pronto para lançar o álbum novo. Foi o que ele deixou, além do legado, o último disco em que ele cantou", revelou o músico. Ele comentou que o grupo pretende fazer algum tipo de celebração para Chorão. "A gente vai se reunir. Pensamos em fazer homenagens, mas é muito cedo para falar alguma coisa a esse respeito. Mas a música dele está eternizada".

Não seria um absurdo ter Champignon assumindo os vocais do Charlie Brown Jr. Quando ele deixou o grupo em 2005, lançou o projeto Revolucionnarios, no qual era vocalista. Outro exemplo que pode servir como inspiração é do Raimundos, principal "banda amiga" do Charlie Brown Jr. O grupo seguiu após a saída do vocalista Rodolfo, tendo o guitarrista Digão no posto de vocalista. Resta saber o que diz o testamento de Chorão a respeito do uso do nome da banda, informação que deve ser divulgada nas próximas semanas.

Responsável por "Música popular caiçara" (2012), o último lançamento da banda, a Radar Records revelou ao G1 que tem intenção de lançar o disco de inéditas do grupo: "Estamos conversando. Tivemos que interromper por conta do acontecido, estamos esperando baixar a poeira. Acho que essa semana vamos voltar a falar".O Planeta Atlântida, que recebeu um dos últimos shows do Charlie Brown Jr antes da morte de Chorão, afirmou que "provavelmente" vai prestar algum tipo de homenagem ao vocalista em sua edição de 2014. "[A banda] foi a atração que mais tocou no Planeta", disse a assessoria de imprensa. Em sua página no Facebook, o Planeta Atlântida divulgou reprise da última apresentação da banda no festival, em atualização desta segunda-feira (11).

Rock In Rio e Lollapalooza descartaram uma homenagem por parte da produção, mas darão liberdade para que sejam feitas quaisquer homenagens por parte de artistas presentes em suas escalações. Já o Porão do Rock afirmou que o festival, que acontecerá no fim de agosto, ainda não pensou a respeito de uma possível reverência ao vocalista.

Tributos

Apesar das polêmicas envolvendo Chorão e outras bandas, o Charlie Brown Jr. era querido por diversos artistas brasileiros. Os Raimundos prestaram uma homenagem a Chorão ainda na semana passada. No programa "Altas Horas", a banda tocou "Proibida pra mim" e, com a participação de Tico Santa Cruz, apresentou "Lugar ao sol".

Apesar de ainda não haver confirmação, é possível que outros parceiros como Marcelo Nova, NX Zero e "fãs" como Restart, Strike e Fiuk possam tocar covers de hits do Charlie Brown Jr. em seus shows ou prestar outras homenagens. No sábado (9), um vídeo para Chorão foi exibido antes do show d'O Rappa em São Bernardo do Campo (SP).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO