Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Chuva cai em região afetada pelos incêndios no Pantanal de MT, mas fogo continua

30.09.2020
08:38
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • A temperatura continua alta na região e a previsão é de que possa chegar até 41°C, segundo o Climatempo. Com o calor e a baixa umidade relativa do ar, a preocupação dos bombeiros é de que os focos continuem aumentando.

    Foto: Araquém Alcântara/Divulgação

Após dois meses de combates às queimadas no Pantanal mato-grossense, choveu nessa segunda-feira (28) em Poconé, município a 104 km da capital e que concentra os maiores focos de incêndios. No entanto, as chuvas não foram suficientes para acabar com esses focos e os bombeiros continuam atuando no local, combatendo o fogo.

 

A temperatura continua alta na região e a previsão é de que possa chegar até 41°C, segundo o Climatempo. Com o calor e a baixa umidade relativa do ar, a preocupação dos bombeiros é de que os focos continuem aumentando.

 

O fogo já atingiu 39% do Pantanal em Mato Grosso, mais de onze vezes as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntas.

 

Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) Prevfogo em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ) e mostram o avanço do fogo.

 

Nesta semana, a Marinha se uniu aos voluntários para lançar de helicóptero, meia tonelada de legumes e verduras para os animais. O problema é que as chamas, em alguns pontos, também destruíram esses alimentos.

 

O Pantanal todo (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) teve 23% do bioma devastado. Isso representa uma área de 3,4 milhões de hectares.

 

Um outro problema que começou a aparecer em consequência das queimadas é a falta de água para os ribeirinhos.

 

Segundo os especialistas, até mesmo as sementes que poderiam repor a vegetação destruída foram queimadas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO