Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Esportes

Com Quique Setién, Barcelona tenta recuperar o DNA de Cruyff e Guardiola

14.01.2020
09:09
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Com Quique Setién, Barcelona tenta recuperar o DNA de Cruyff e Guardiola

    Quique Setién, novo técnico do Barcelona — Foto: AFP

Aos 61 anos, quase duas décadas de carreira como treinador e apenas um título da Terceira Divisão no currículo, o espanhol Enrique "Quique" Setién Solar foi o escolhido para tentar resgatar a temporada do Barcelona após a demissão de Ernesto Valverde, que deixou o clube em primeiro lugar no Espanhol e classificado como líder do seu grupo na Champions League para enfrentar o Napoli nas oitavas de final. A apresentação de Setién como novo treinador do Barça será nesta terça-feira, às 10h30 (horário de Brasília).

 

Mesmo tendo conquistado os dois Campeonatos Espanhóis que disputou à frente do Barça (2017/18 e 2018/19), além de uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha, Valverde acumulou pecados imperdoáveis no futebol ultracompetitivo da elite europeia: eliminações contundentes em confrontos de mata-mata, com viradas improváveis e, em alguns casos, humilhantes.

 

Sequência que começou com duas derrotas para o Real Madrid na Supercopa da Espanha de 2017. No ano seguinte, veio a eliminação nas quartas da Liga dos Campeões, com um 3 a 0 para a Roma no Estádio Olímpico, após uma vitória por 4 a 1 em casa. O filme sem final feliz se repetiu na semifinal do ano seguinte: vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool em casa, e um incrível 4 a 0 para o time inglês em Anfield. Curiosamente, a derrota em teoria menos importante foi a gota d'água: o 3 a 2 para o Atlético de Madrid na semifinal da Supercopa da Espanha, na última quinta-feira, com o time da capital marcando dois gols a partir dos 35 minutos do segundo tempo. Valverde foi demitido quatro dias após a partida.

 

Valverde pagou também por uma certa incompatibilidade de estilos. Ex-treinador do Athletic Bilbao, ele vinha de uma escola bem distinta do barcelonismo, e a bem da verdade, jamais foi completamente aceito no clube catalão. Por isso, todos os substitutos buscados pela diretoria tinham o "DNA" do Barcelona: Xavi, ídolo recente, jogador com mais partidas disputadas pelo Barça, foi oficialmente convidado no fim de semana, mas preferiu permanecer no Al Sadd, do Catar; e Ronald Koeman, ex-zagueiro holandês, autor do gol do primeiro título europeu do Barça (1991/92), foi sondado mas, segundo a imprensa espanhola, preferiu continuar à frente da seleção da Holanda.

 

Mas, então, o que fez de Quique Setién o escolhido para recuperar o Barcelona, se ele nunca jogou no clube (Racing Santander e Atlético de Madrid são os principais times onde atuou) nem tem currículo pesado como treinador? Identificação de jogo. Basicamente. O que faz dele, ao mesmo tempo, uma escolha coerente, e uma aposta alta do Barça.

 

Natural de Santander, Setién iniciou a carreira de técnico em 2001 no Racing, também seu primeiro clube como jogador. Passou pelo totalmente desconhecido Poli Ejido, na Andalusia, e chegou a dirigir a seleção da Guiné Equatorial em apenas um jogo, em 2006. De volta à Espanha, trabalhou no Logroñés e, em 2009, chegou ao Lugo, da Terceira Divisão espanhola, conquistando a promoção para Segundona em 2012. No mesmo ano, Pep Guardiola deixava o Barça após levantar duas Champions, entre inúmeros outros títulos, e estabelecer novos conceitos de jogo na Europa.

 

Setién, entre tantos outros treinadores do Velho Continente, também bebeu dessa fonte. Trabalhou no Lugo até 2015, conseguindo manter o time na segundona espanhola com um jogo já inspirado no tiki-taka do Barça. Em duas temporadas no Las Palmas, seu primeiro clube na primeira divisão, tentou implantar o modelo de jogo, sem muito sucesso.

 

Mas em 2017, enquanto Valverde chegava ao Barcelona, Setién ganhava a primeira oportunidade real de mostrar seu trabalho na elite espanhola, assumindo o Bétis. Chance que ele aproveitou muito bem. Aplicando o melhor estilo guardiolista - obsessão pela posse de bola e jogo ofensivo -, levou o modesto time andaluz ao sexto lugar no Espanhol e a uma vaga na Liga Europa. Os olhos do país, enfim, se voltaram para Quique Setién.

 

Uma das façanhas do Bétis de Setién foi vencer o Barcelona - de Valverde - por 4 a 3 no Camp Nou, em novembro de 2018, última derrota do time catalão em seu estádio. Naquele dia, recebeu de presente do volante Sergio Busquets uma camisa 5 do Barça, com uma dedicatória emblemática: "Para Quique, com apreço e admiração por sua maneira de ver o futebol".

 

Outro símbolo barcelonista, Xavi já havia dado seu aval para Quique Setién dirigir o clube ano passado, em uma entrevista à rádio Cadena SER:

 

"O Bétis do Setién não apenas tem resultados como também tenta fazer coisas novas. Desde Cruyff que este clube não entende outra forma de jogar futebol. E claro que ele (Setién) seria adaptável ao Barcelona", declarou Xavi, à época.

Sim, porque antes de Guardiola, houve Johan Cruyff na história do Barcelona. E Setién não esconde sua admiração pelo craque holandês, técnico do "Dream Team", o Barça campeão europeu de 1992. Time que Setién enfrentou como jogador do Logroñés e do Racing Santander.

 

- Tudo que sou como treinador devo ao tanto que corri atrás da bola quando enfrentava o Barça. Quem gosta de futebol gosta do Barcelona - disse o então treinador do Bétis em entrevista ao jornal "Mundo Deportivo" em 2017.

 

Uma vez, em Santander, disse a Johan Cruyff que teria dado meu dedo mindinho para jogar naquele Barça - completou.

O perfil oficial no Twitter que administra o legado e a memória esportiva de Cruyff, falecido em 2016, comemorou a chegada de Setién ao Barça: "O treinador mais "cruyffista" de 2018 agora se junta ao time do Cruyff. Boa sorte no Barcelona, Quique Setién".

 

Seguindo a cadeia do DNA Barça, Guardiola também chamou a atenção de Setién:

 

- Copiei muita coisa do Barça desde que se instaurou essa forma de jogar. Esse estilo eu já sentia como jogador, já me chamava a atenção - afirmou ele, na mesma entrevista.

 

Desde que Guardiola deixou o Barcelona, em 2012, o clube teve quatro treinadores. Todos conquistaram, ao menos, um título. Nem todos conquistaram o coração da torcida. Tito Vilanova, ex-auxiliar de Guardiola, deixou um legado emocional: foi campeão espanhol em 2012/13, sua única temporada como técnico, antes de se afastar para tratar do câncer que o levou no ano seguinte. O argentino Gerardo Martino, rosarino como Messi, só ficou uma temporada, com apenas uma Supercopa da Espanha na conta.

 

 

Em três temporadas, Luis Enrique teve o melhor retrospecto pós-Guardiola: nove títulos, incluindo uma Champions, um Mundial de Clubes e dois Espanhóis. Valverde sai com quatro taças e, aparentemente, nenhuma saudade. Chega Quique Setién com duas missões. Conquistar títulos, claro. Se possível, devolvendo ao Barça seu DNA.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO