Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Comjuve marca presença na 4ª Conferência Estadual da Juventude em Cuiabá

24.05.2022
08:31
FONTE: Ascom Prefeitura | Aline Albuquerque

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Discutir e melhorar as políticas públicas para os jovens foram alguns dos trabalhos realizados na 4ª Conferência Estadual da Juventude, que contou com a participação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (Comjuve) de Lucas do Rio Verde. O evento foi realizado em Cuiabá, entre os dias 16 a 18 de maio, junto aos outros conselhos de municípios do estado. 

 

Conforme a presidente do Comjuve e servidora municipal, Isabela Godoy, o tema do encontro se baseou na temática do “Protagonismo juvenil e a garantia de direitos – construindo pluralidades”, que teve como objetivo debater os desafios, afirmar direitos e construir políticas públicas voltadas à realidade da juventude mato-grossense.  

 

“O protagonismo juvenil, nessa temática que discutimos na conferência, é sobre os jovens terem seu papel reconhecido, sem que sejam descredibilizados por se encontrarem nesse momento de criação da identidade, de não ser mais criança, mas também ainda não ser adulto. Isso gera uma insegurança neles”, explicou Isabela. 

 

A presidente do Conselho conta que as discussões foram permeadas em esclarecer que os jovens têm direitos, deveres e que estão inseridos na sociedade. Portanto, também devem unir forças e colaborar para a formulação dessas políticas, de forma a melhorar o acesso não só da juventude, mas da comunidade como um todo, a uma gama de serviços e oportunidades. 

 

“Precisamos demostrar que os jovens têm ideias e opiniões, que elas são válidas e importantes. Eles votam a partir dos 16 anos, então também estão discutindo o nosso futuro, mas, além disso, o nosso agora também”, completou a servidora.  

 

Na oportunidade, também foram eleitos dois delegados do município luverdense para participar da Conferência Nacional da Juventude, que ocorrerá no ano de 2023, em Brasília.

 

Entre os itens discutidos na conferência, em relação à criação de políticas públicas para a juventude em Lucas do Rio Verde, as principais propostas incluem:

 

•    Priorizar a inclusão digital destinada a jovens de baixa renda e da zona rural, adequando custos e acessibilidade. 

•    Propor aos setores públicos parceria para desenvolver ações contínuas, para sensibilizar empresas, sobre a promoção e prevenção de saúde mental de seus colaboradores.

•    Criar um projeto piloto com a inclusão de oficinas e projetos sustentáveis nas escolas municipais (cultivo de mudas, reciclagem). 

 

Sobre a 4ª Conferência Estadual da Juventude

O evento foi coordenado pelo presidente do Conselho Estadual de Juventude (Conjuv/MT), Daniel Vitor Abreu, e contou com a presença de autoridades, como deputados, vereadores, lideranças, além dos delegados de várias regiões de Mato Grosso e do presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcus Barão. 

 

 

Lucas do Rio Verde foi representado por 10 delegados, sendo eles: Isabela Vinhal Franco de Godoy (presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude), Ítalo Alexandre da Silva Dias (vice-presidente), Augusto César Francelino da Silva (ex-presidente), Vinícius Eduardo Silva Santos, Cleonice Pereira de Arruda, Pâmela Luiza Adam, Maria Clara Rigo de Oliveira, Michelene Rufino Amalio de Britto, Ramires da Silva Santos e Gabriela Rufino Amalio Araújo de Britto.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO