Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Politica

Como posso me aperfeiçoar no período de isolamento?

07.04.2020
08:22
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Como posso me aperfeiçoar no período de isolamento?

    Planejamento, disciplina e bons intervalos são fundamentais para o aprendizado. - Foto: Divulgação

Impedidos de sair de casa por conta da pandemia do novo coronavírus, muitos trabalhadores se questionam como aproveitar o tempo extra com atividades produtivas.

 

Seja nas janelas que eram gastas com deslocamentos ou no período que sobrou da suspensão completa das atividades, qual a melhor forma de aproveitar esse tempo para se aprimorar profissionalmente?

 

Confira um lista de primeiros passos para quem quer aproveitar a quarentena preparada pelo G1 e por Rafael Ricarte, líder de produtos de carreira da consultoria de recursos humanos Mercer Brasil.

 

Planejamento

A falta de tempo é uma das principais justificativas na hora de postergar os estudos. O que fazer quando ele sobra?

 

Um dos primeiros passos é ajustar as tarefas que restaram e programar horários de estudo. Da mesma forma, vale destinar um local apropriado, quieto e sem distrações.

 

A tarefa é mais fácil para quem não tem filhos e mora sozinho. Mas mesmo quem tem tarefas domésticas para tocar ou tenha cuidar das crianças, é preciso reservar uma janela de tempo de dedicação exclusiva para os estudos.

 

Progressão

Mesmo que o tempo para estudar seja abundante, é importante progredir aos poucos no tempo de dedicação. A exaustão desconcentra e os resultados podem gerar frustração.

 

A melhor solução é começar com um período confortável de dedicação e aumentar a carga aos poucos.

 

Curadoria

Falar em cursos pode afugentar quem ficou desempregado durante a crise. Mesmo que não seja o momento de investir, há cursos disponíveis na internet em plataformas gratuitas. A vantagem de quem tem capacidade de investir é que se pode encontrar opções ainda melhores.

 

As tradicionais escolas virtuais — como Udemy e Duolingo — e até instituições de ensino superior — como a Universidade de São Paulo e Fundação Getulio Vargas — oferecem cursos de idiomas ou de assuntos específicos, como economia, gestão, marketing e programação.

 

Descansos

Mais um ponto importante é abrir espaços para o descanso. A chegada constante de informações sobre a pandemia, o receio do próprio contágio e a preocupação com a carreira podem se tornar uma equação exaustiva.

 

Vale tirar algum tempo do dia para desanuviar: aproveitar a companhia da família, dormir bem e cuidar da saúde mental. São fatores que influenciam não só no aprendizado mas no futuro retorno ao trabalho.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO