Mato Grosso, 12 de Agosto de 2022
Mato Grosso
Conferência Municipal de Saúde Mental aprova 21 propostas para etapa estadual
03.12.2021
16:10
FONTE: Ascom Prefeitura/Ramos Júnior

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ascom Prefeitura / Rayan Nicacio

    Foto: Ascom Prefeitura / Rayan Nicacio

Dezenas de pessoas participaram nesta quinta-feira (02) da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento, realizado no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, reuniu usuários do SUS, trabalhadores da saúde e da Gestão Municipal.

 

A conferência, promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde, teve como tema “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”.

 

Foram abordados assuntos relacionados à saúde mental, ao direito à atenção integral e convivência comunitária, desinstitucionalização e garantia de financiamento público para a manutenção, além da ampliação da política pública de saúde mental no SUS.

 

Para a etapa estadual, em Cuiabá, foram eleitos 12 delegados para representar Lucas do Rio Verde, sendo usuários do SUS (50%), trabalhadores da saúde (25%) e da Gestão Municipal (25%).

 

Durante o encontro, foram aprovadas 21 propostas, que serão debatidas e defendidas na etapa estadual da conferência que ocorrerá entre os dias 03 e 05 de fevereiro de 2022. Entre as propostas estão a destinação de recursos para qualificação permanente dos profissionais de saúde mental, a inclusão do profissional psicólogo na equipe de saúde da família, a ampliação dos ambulatórios de saúde mental nos territórios, a ampliação do Programa Farmácia Popular Brasil para medicações de uso psiquiátrico, reajustes dos critérios para implantação das modalidades Caps incluindo a demanda em saúde mental local e não somente o quantitativo populacional e as ações para adolescentes/crianças unindo as secretarias de esporte, saúde, cultura e educação, visando a promoção da saúde.

 

 

Entre os integrantes da mesa estavam o prefeito Miguel Vaz, a secretária municipal de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura, a coordenadora de saúde mental do município, Daiane Silva, o comandante da 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, Major Alex Queiroz, o médico psiquiatra do Caps, Wagner Engelmann, o presidente da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Nascimento.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO