Mato Grosso, 02 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Consumo de tabaco diminui, mas mundo ainda tem 1,25 bilhão de fumantes

17.01.2024
07:59
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Agência Brasil

    Foto: Agência Brasil

O mundo tem 1 bilhão, 250 milhões de fumantes.

 

A Organização Mundial de Saúde divulgou nesta semana as últimas estimativas do relatório de tendências sobre o consumo de tabaco – e, apesar da enorme quantidade de pessoas que ainda fumam ao redor do mundo, o estudo traz algumas constatações positivas. 

 

A primeira delas é que o fumo vem diminuindo nos últimos anos.

 

Nos anos 2000, 1 em cada 3 adultos em todo o mundo era fumante; em 2022, ano ao qual se refere o relatório recém divulgado, essa proporção caiu para um fumante em cada 5 adultos.

 

Segundo a OMS, 150 países reduziram com sucesso o consumo de tabaco nesse período, no entanto, a entidade não acredita que o objetivo de uma redução de 30% no consumo de tabaco entre 2010 e 2025 seja alcançado pela maioria das nações.

 

Apenas 56 países deverão alcançar esse objetivo, entre eles, o Brasil, que está entre destaques da OMS por já ter conseguido reduzir o consumo de tabaco em 35% desde 2010.

 

Por outro lado, seis países registraram um aumento no consumo no período: Congo, Egito, Indonésia, Jordânia, Omã e Moldávia.

 

 

Em relação às mortes, a entidade afirma que tabaco é responsável por ceifar a vida de mais de 8 milhões de pessoas por ano, incluindo cerca de um milhão e 300 mil não-fumantes, que são expostos ao fumo passivo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO